Conheça um pouco mais a UPA de Timóteo

PMT
I022023.jpeg
UPA

A UPA de Timóteo é do Tipo 2, nível 5 e funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, com 6 médicos: 3 médicos (dois clínicos e um pediatra) no período diurno e outros 3 médicos (dois clínicos e um pediatra) no período noturno.

 

A unidade ocupa uma área de 1.380 metros quadrados na Avenida Monsenhor Rafael, 990, bairro Primavera com capacidade de atendimento para 200 pessoas/dia.

 

A UPA 24h é a unidade completa para atendimentos de casos de urgência e emergência. Ela funciona com 11 leitos de estabilização, 3 leitos de urgência, além de clínica médica e pediátrica 24 horas por dia. Ao todo são 104 colaboradores, entre parte administrativa e médicos. 

 

Alta-complexidade

 

A UPA Geraldo dos Reis Ribeiro presta um serviço de alta-complexidade. No Pronto Atendimento o paciente com caso grave é estabilizado, pois não é uma unidade de internação. Esse período de estabilização é de no máximo 24 horas. Em caso de necessidade de internação, após o período de observação, o paciente é encaminhado para um hospital.

 

UBS x UPA

 

Os atendimentos médicos feitos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e pela UPA são diferentes. Os problemas de saúde mais comuns, o dia-a-dia da saúde e os exames de rotina devem ser feitos nas UBS, ou seja, nas unidades da Estratégia Saúde da Família do bairro ou distrito em que o usuário reside.

 

Já para os casos de agravo com urgências, como acidentes, fraturas, infartos, AVCs, o paciente deve ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Geraldo dos Reis Ribeiro.

 

Gestão Compartilhada

 

A gestão da UPA de Timóteo é feita de forma compartilhada, modelo no qual os indicadores para garantir a qualidade assistencial ao usuário da saúde são acompanhados e fiscalizados pelo Município e pelo Conselho Municipal de Saúde.

Galeria de Imagem