SEXTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2014 - 08:24:40

Timóteo terá mais de 200 novos profissionais

Senai promove formatura dos alunos do Pronatec e Aprendizagem Industrial

01/07/2013 - 14:38h

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) promove a solenidade de formatura de 216 jovens do Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e dos cursos de Aprendizagem Industrial.  O evento será realizado nesta quinta-feira, às 19h, na sede do Sesi (Av. Efigênia Pereira Bittencourt, 07, Timirim).

O prefeito Keisson Drumond anunciou a presença, em companhida do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sebastião Nonato da Silva Filho, e  secretário municipal de Assistência Social,  Robson Luiz Alves de Lima. Eles serão recebidos pelo diretor do Senai, Telmo Bianchini. A turma de formandos terá como patrono o empresário Anísio Tavares Filho, da ATA/ATF, empresa recentemente citada entre as seis melhores da área de calderaria pela Revista Exame.

PRONATEC

Em Timóteo, o programa do governo federal é desenvolvido pelo Sistema Fiemg, através  do Senai, em parceria com a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Este mês, 96 alunos de 10 turmas estão formando nas áreas de Almoxarife de Obras; Aplicador de Revestimento Cerâmico; Pedreiro de Alvenaria; Pedereiro de Revestimentos em Argamassa (2); Auxiliar de Eletricista (2); Auxiliar de Pessoal (2); e Operador de Computador.

O Pronatec tem por objetivo dar uma oportunidade às pessoas de baixa renda, que estejam incritas no Cadastro Único dos Programas Sociais, a exemplo do Bolsa Família. A faixa etária para entrar no programa é de 16 a 59 anos de idade, com escolaridade mínima do 6º ano, sendo que a duração dos cursos são em média de 180 a 300 horas.
No Centro de Formação Profissional (CFP) Luciano José de Araújo, do Senai, estão em andamento os cursos de  de Auxiliar de Relações Humanas (2), Operador de Computador, Pedreiro de Revestimento e Eletricista Predial de Baixa Tensão (2), totalizando 80 alunos.

NOVAS TURMAS

Os formandos nos cursos de Aprendizagem Industrial totalizam 120 alunos, das áreas de Instalação e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais (2 turmas); em Processos Administrativos (2); e Instalação Elétrica Industrial. No mês de dezembro,  foram capacitados 50 alunos de Processos Administrativos (2).

No segundo semestre, o Senai oferecerá novas turmas de Manutenção Elétrica e Industrial, Processos Administrativos (2), Instalação e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais (2), Instalação Elétrica Industrial, Alvenaria e Acabamento (2), totalizando 190 vagas. O processo de seleção já foi concluído. Está em andamento o curso de Instalação Elétrica Industrial, com uma turma de 20 alunos.