30/11/2018 - 17h27
Timóteo alerta contra arboviroses
As altas temperaturas fazem com que o mosquito se reproduza mais rápido


PMT
G012934.jpg
Dengue

A Secretaria de Saúde de Timóteo realizou ação educativa para combate às arboviroses nesta sexta-feira (30), na Praça 1º de Maio, no Centro Norte. Agentes de combate às endemias abordaram comerciantes e pessoas que passavam no centro da cidade, chamando a atenção para a importância da eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Tenda foi montada com material educativo para orientar a população.

O trabalho foi relizado ainda nas escolas Ana Moura e IMETT. Os alunos acompanharam os agentes pelo pátio da escola observando ralos, recolhendo recipientes plásticos em dinâmica para ser repetida em casa. A educação em saúde e a mobilização social são apenas uma das muitas formas de combate ao transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya. As ações de rotina como visita casa a casa, mobilização da população, mutirões de limpeza em parceria com a Secretaria de Obras, tratamento dos focos e pulverização dos insetos adultos com uso de bomba costal em bairros com maior incidência de casos notificados. Os larvicidas, são empregados somente nos recipientes que não podem ser removidos, destruídos, descartados, cobertos ou manipulados de forma que se tornem incapazes de permitir a reprodução do vetor.

A campanha do governo federal chama a atenção para os perigos da doença: “Dengue. O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte. As doenças tansmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Zica e Chikungunya) causam febre alta, dores no corpo e podem ser fatais. Faça sua parte para que histórias como estas não se repitam. Com ações simples, podemos combater o mosquito”.

LIRA

O  quarto resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA) realizado em outubro deste ano, apontou índice de infestação de 4,2%, considerado situação crítica no município.

Segundo explica a gerente de departamento, Madalena Rodrigues de Oliveira Almeida, o mosquito leva cerca 30 dias para se reproduzir, em temperaturas amenas. Nas altas temperaturas desta época do ano, o ciclo reprodutivo pode ser reduzido para 12 dias. Isso significa um aumento direto na população de insetos adultos. 


 


Fonte : PMT