05/12/2018 - 14h48
Entidades de Timóteo lembram dia internacional da pessoa com deficiência
O centro Norte reuniu alunos com deficiência, pais, professores e funcionários em ato de sensibilização.

G012943.jpg
Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi lembrado em Timóteo, na última segunda-feira (3 de Dezembro) com a presença de várias entidades do município na Alameda 31 de Outubro, centro Norte. A ação reuniu representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), alunos do Centro de Referência de Educação Inclusiva Pe. Jean Marie Lemaire (CREIA), Associação das Pessoas com Deficiência e Amigos (ADEVITA), Amor Azul e Pastoral da Pessoa com Deficiência com o apoio da Polícia Militar. O principal objetivo desta ação foi sensibilizar a população sobre os direitos deste grupo de cidadãos.

Foram realizadas apresentações musicais pela Banda Brasil Excepcional da APAE Timóteo e pelos integrantes do Coral do CREIA. Os jovens alunos da APAE que apresentaram número de dança encantaram a todos que passaram pelo centro. A intérprete em Libras, Joycy Figueiredo Gouveia, traduziu a fala das autoridades para as pessoas surdas, enquanto os pedestres e veículos recebiam folhetos educativos.

O secretário de Governo e Comunicação Social, Jair Ribeiro, falou sobre a importância de contribuirmos para uma sociedade mais justa e igualitária. “É preciso um pouco mais de empatia, se colocar no lugar do outro para perceber e entender as necessidades daquela pessoa”, frisou o secretário.

A presidente do CMDM, Vânia Lamas lembrou que na maioria dos casos, ocorre desrespeito a um dos direitos mais básicos do ser humano, o de ir e vir. “A falta de acessibilidade nos transportes, nos prédios públicos e privados de uso coletivo, em restaurantes, em universidades, em hotéis e outros espaços sempre chamam a atenção quando diz respeito às pessoas com deficiência”, disse.