Ação integrada mobiliza contra a dengue em Timóteo

Mutirão ocorreu no Macuco, um dos bairros que apresentou elevado percentual de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti
PMT
I018068.jpg
Mutirão Dengue

Uma grande ação governamental marcou o Dia D contra a dengue no sábado, dia 2, no bairro Macuco, na regional Leste de Timóteo. O mutirão, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, contou com a presença de servidores públicos e o apoio das Secretarias de Governo e Comunicação, Assistência Social, Obras, Educação, Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Militar. 

A concentração ocorreu às 8h na Unidade Básica de Saúde José Antônio Silva. Divididos por equipes, o pessoal percorreu todos os 53 quarteirões do bairro, visitando casa por casa, com distribuição de informativos e conscientizando os moradores sobre o risco de epidemia. 

O mutirão foi iniciado pela regional Leste por causa do elevado índice de infestação no bairro Macuco, de 7,32%, apontado no primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. De posse de sacolas de lixo, os agentes e voluntários recolheram todos recipientes que pudessem acumular água. Também foram recolhidos entulhos e inservíveis que estavam no interior dos imóveis. 

O prefeito Douglas Willkys foi pessoalmente de casa em casa para conversar com os moradores sobre o risco de um surto de dengue no município. “Nesse momento é muito importante o comprometimento de todos os moradores nessa guerra contra o mosquito”, reforçou. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, a Administração municipal optou pelo mutirão haja vista que 90% dos focos do mosquito apontados pelo LIRAa estão no interior das residências. Ao longo desta semana, equipes da Secretaria estarão no bairro reforçando as ações de identificação de focos e eliminação dos mesmos. Ele lembrou que essa mobilização será realizada em toda a cidade.

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Macuco, Washington Luiz Ferreira Santos, a iniciativa da prefeitura é fundamental como forma de reforçar e alertar a população sobre esse grave problema. Na opinião do líder comunitário, esse trabalho (de visitar casa por casa) deveria ser feito mais vezes para ressaltar o papel de cada morador no combate contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.  
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.