Ana Rita recebe mutirão contra o Aedes

Bairro apresenta infestação elevada do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus
Mutirão Macuco

O bairro Ana Rita receberá o mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquitor transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus no próximo sábado (09). A atividade faz parte da ação integrada de enfrentamento às arboviroses deflagrada em função do elevado índice de infestação de 6,5% apontado pelo LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) realizado em janeiro em Timóteo. O resultado confirma o risco de epidemia e coloca o município em estado de alerta.

O índice de infestação preconizado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%. O Ana Rita e a área de ocupação do bairro, apresentaram, respectivamente índices de infestação de 9.09% e de 66%. Esta será a segunda edição do mutirão, que foi iniciado no dia 02 de fevereiro pelo bairro Macuco, que apresentou índice de 7,32%.

Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importante que a população entenda seu papel contributivo na interrupção do ciclo de vida do Aedes aegypti, através da eliminação dos criadouros e de seus possíveis ovos.

O mutirão é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Comitê Interinstitucional de Combate às Arboviroses com apoio das demais secretarias da Prefeitura de Timóteo, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Haverá recolhimento de inservíveis que possam servir de criadouros dos mosquitos como garrafas, isopor, brinquedos, latas, pneus, plásticos, lonas, bacias, vasos sanitários, caixas de descarga, fogões velhos, enfim tudo que não será usado mais e que possa acumular água.

Será feita a distribuição de material educativo, vistorias e tratamento focal, caso observado a existência focos de larvas do mosquito. Além dos mutirões que serão levados a todos os bairros com índices elevados de infestação, dentro da ação integrada, o município definiu pela aplicação de Auto de Infração para punir moradores reincidentes, que foram notificados, mas não tomaram as providências para eliminação da existência de focos do mosquito em seus imóveis.