08/02/2019 - 17h29
Palestras abordam boas práticas e competências para merendeiras, auxiliares de serviços gerais e administrativos
Atividades da PMT para profissionais da Educação foram realizadas na sede da Faculdade Única em parceria com a Fundação Aperam Acesita.


PMT
I018099.jpg
Boas praticas Faculdade Unica

Nesta sexta-feira (08), o Seminário de Abertura do Ano Letivo realizou capacitações específicas para os profissionais das áreas de serviços gerais, administrativas e de merenda, fornecendo informações que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade dos serviços. Os temas foram abordados pela manhã e à tarde, abrangendo cerca de quatrocentos servidores.

O evento aconteceu nas dependências da Faculdade Única, em Timóteo, sendo uma realização da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Aperam Acesita e apoio da Faculdade Única. As capacitações foram bem recebidas pelos servidores, que reconheceram a necessidade de atualização profissional e a busca permanente de melhoria das práticas em suas áreas de atuação.

“É importante seguir as regras sobre o manuseio da merenda, limpeza da cozinha e formas de se reduzir o desperdício de alimentos. A troca de informações através do seminário é importante, mas temos que fazer valer esta aprendizagem”, declarou a servidora da Escola Municipal de Timóteo, Avani Dias da Silva, que trabalha na merenda há mais de dez anos. Na opinião da merendeira, os servidores devem colocar em prática as orientações repassadas no evento.

A abordagem sobre Boas Práticas na Merenda Escolar foram ministradas pelas nutricionistas Catarina Nogueira e Tathiane Ferreira Silva. O objetivo da capacitação foi mostrar a importância dos cuidados rotineiros na preparação da merenda, tanto no manuseio quanto na higiene e a importância de seguir o cardápio elaborado pela Secretaria de Educação, que tem uma elaboração balanceada com macro e micros nutrientes, que são calculados de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Este ano o cardápio foi montado de acordo com as estações mais prevalecentes do clima, sendo um para o verão e outro para o inverno. “Buscamos melhorar a qualidade nutricional da merenda, atendendo a recomendação do PNAE de fornecer 30% das necessidades diárias (quilo/caloria) do aluno em tempo parcial  e 70% em tempo integral”,  explica Tathiane Ferreira.

Os profissionais receberam também orientações sobre o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) repassadas pelo coordenador do setor de Medicina e Segurança do Trabalho, Cristiano Nunes Freitas, que explicou que os equipamentos visam neutralizar os agentes de risco (químicos, físicos e biológicos) proporcionando maior segurança contra acidentes e à saúde do trabalho.

Por sua vez, a psicóloga e especialista em gestão de pessoas, Katsue Watanabe, abordou temas motivacionais na palestra “Competências essenciais para a vida e o trabalho”.  A psicóloga falou das competências, que inclui conhecimentos, habilidades, autoestima, trabalho em equipe e atitudes necessárias para os resultados satisfatórios com o trabalho.

O seminário teve abordagem direcionada à documentação escolar, voltada para os secretários e servidores administrativos da Educação. O treinamento foi realizado pela equipe de documentação da Secretaria de Educação de Timóteo.


Fonte : PMT