11/02/2019 - 17h00
Mutirão contra as arboviroses mobiliza moradores da parte alta do bairro Esplanada
Durante a ação foram recolhidos diversos materiais inservíveis, vasilhas, garrafas pet, entre outros.


PMT
I018106.jpg
Prefeito Mutirão Dengue

Mais uma ação governamental, a segunda em duas semanas, percorreu as ruas com visitas às residências da parte alta do bairro Esplanada, na regional Sul, contra as arboviroses, que são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e mobilizou todas as secretarias municipais, máquinas, som volante, caminhões, entre outros. A concentração ocorreu na Escola Municipal José Moreira Bowen, no bairro Ana Rita, e contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Durante a ação foram recolhidos diversos materiais inservíveis, vasilhas, garrafas pet, entre outros.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, o trabalho consiste em conscientizar os moradores sobre o risco de epidemia de dengue, bem como a identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. “O envolvimento da comunidade é essencial para vencer essa guerra”, citou Eduardo, explicando que 90% dos focos detectados pelo primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) estavam no interior das casas. Na parte alta do Ana Rita, por exemplo, o LIRAa apontou um índice de infestação 66,67%. 

Ao todo foram compostas 6 equipes cada uma composta por um supervisor de Endemias e com dois agentes de campo, mais os servidores voluntários que compareceram no bairro para participar do mutirão. Eles percorreram as ruas e conversaram com os moradores sobre a necessidade de destinar no mínimo 10 minutos toda semana para vistoriar os imóveis.

O secretário solicitou aos moradores que ao perceber os primeiros sintomas da infecção viral, eles procurem uma unidade de saúde para iniciar o tratamento adequado. “Os dados epidemiológicos são importantes, pois possibilitam o diagnóstico real que irão nortear as ações de combate. O problema é de todos, assim como a responsabilidade também”, enfatizou Eduardo Morais.

Já o prefeito Douglas Willkys aproveitou para agradecer a todos pela presença e parabenizar pela ação realizada no bairro Macuco na semana anterior, que alcançou o objetivo de conscientizar os moradores sobre o risco de uma epidemia. Douglas também pediu sensibilidade na abordagem aos moradores, lembrando que é preciso esclarecer que o problema está no interior das residências.

Além do prefeito Douglas Willkys também marcaram presença no mutirão o vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Cassemiro, Professor Vespa; os secretários Eduardo Morais (Saúde), Sérgio Martins (Obras), Jair Ribeiro (Governo e Comunicação), Simone Sousa (Administração), Rosanna Borges (Assistência Social), Humberto Abreu (Procuradoria Geral), servidores efetivos e contratados, além do vereador Adriano Marcos Benjamim, o Tibata. 


 


Fonte : PMT




Galeria