20/02/2019 - 17h46
Prefeitura vai licitar aquisição de luminárias de LED
O processo prevê a aquisição de 9.250 novas luminárias que substituirão as de vapor de sódio, mercúrio e vapor metálico


PMT
I018153.jpg
Iluminação Publica

A Prefeitura de Timóteo realiza na próxima terça-feira, dia 26 de fevereiro, às 14h, processo licitatório (nº 004/2019), na modalidade de registro de menor preço global, para a aquisição de luminárias públicas de LED. O certame, como já se tornou rotina na atual gestão municipal, será transmitido ao vivo pelos canais da Prefeitura de Timóteo no Facebook e Instagram.

O processo prevê a aquisição de 9.250 luminárias de LED que substituirão as de vapor de sódio, mercúrio e vapor metálico em toda a área urbana do município. Os recursos para a aquisição dos equipamentos são procedentes da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) pago pelos contribuintes na fatura de energia pública. 

O cronograma físico para a instalação dessas luminárias será de 12 meses a partir da assinatura do contrato. Entre as exigências técnicas previstas no Edital nº 004/2019 está a obrigatoriedade de as luminárias serem certificadas pelo Inmetro. Para elaborar o edital e definir as especificações dos equipamentos, o Município buscou apoio técnico junto a Cemig.

Segurança 

A substituição das luminárias trará maior eficiência energética e menor custo com a manutenção, pois a vida útil de cada lâmpada é de mais de 10 anos. 

Segundo estudos especializados a iluminação com LED gera uma economia entre 50% a 70%. Outro benefício da troca de iluminação pública está relacionado ao meio ambiente, haja vista que na composição das novas lâmpadas não há substância tóxica, além disso são consideradas lixo comum podendo ser descartada junto ao lixo doméstico. Elas também reduzem a emissão de CO².  

Outra vantagem com a iluminação pública baseada nas luminárias de LED é o aumento da percepção de segurança. Após instaladas, as ruas com a nova iluminação pública ficarão mais claras e tudo o que acontece nela poderá ser percebido com maior nitidez, representando segurança para os moradores. 


 


Fonte : PMT




Galeria