01/03/2019 - 17h48
Carnaval com prevenção contra ISTs
Ações educativas foram realizadas nas unidades de saúde e com público externo

G013180.jpg
Carnaval com prevenção

A Secretaria de Saúde de Timóteo promoveu uma ação de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) /Aids no período carnavalesco. Iniciada na quinta-feira (28/02) e coordenada pela Saúde Coletiva e Centro de Testagem e Aconselhamento, a atividade foi voltada para os usuários da rede municipal, que receberam orientações e material educativo sobre as ISTs. A abordagem foi realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família, na Praça 29 de Abril e em escolas do município.

Na ocasião, também foram distribuídos preservativos, que são a forma mais eficaz de se evitar as infecções sexualmente transmissíveis. Na quinta-feira (01), a ação de prevenção foi realizada nas estações ferroviária e rodoviária, para atender aos foliões que vão passar o carnaval em outras cidades. Com foco na saúde do trabalhador, os servidores do Paço Municipal também mereceram uma atenção especial com a realização de Teste Rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além das orientações e distribuição de preservativos.

Esta ação tem como foco principal a população jovem, devido ao aumento significativo de casos de infecções transmitidas por relações sexuais desprotegidas. No Estado de Minas Gerais, no ano de 2018 form registrados 4788 casos, sendo que a maior parte esteve concentrado na faixa etária de de 15 a 34 anos, sendo notificados 2604 casos.Tal predominância se dá devido a baixa idade de início das relações sexuais, a variabilidade de parceiros, a falta de prevenção e o uso indiscrinado de drogas lícitas e ilícitas.

O número de casos de positividade para o HIV em homens que fazem sexo com homens, tem apresentado aumento significativo, devido a redução quanto ao uso do preservativo e também a variabilidade de parceiros.

A camisinha é o melhor método de prevenção e não somente para o HIV, como para as outras ISTs. O carnaval constitui um período em que as pessoas se expõem mais e por isso a mobilização torna-se necessária.

Em Timóteo, o número de casos registrados no período de 2014 a 2019 foram registrados 92 casos, sendo 52 destes registrados na faixa etária de 18 a 35 anos. Prevalecendo, assim um número considerável  entre os jovens.