22/03/2019 - 16h53
Programa aproxima população da Administração Municipal
O “Conversa com o Prefeito” visa prestar contas e discutir diretamente com a população os problemas, ações e projetos para a comunidade

Conversa com Prefeito Novo Tempo

A Administração Municipal de Timóteo lançou na noite de quinta-feira (21) o programa “Conversa com o Prefeito”. O objetivo é discutir diretamente com a população os problemas, ações, projetos para a comunidade. O encontro, além dos moradores, reúne o prefeito Douglas Willkys, o vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, e todos os secretários municipais.

A primeira rodada de conversas foi feita com os moradores do bairro Novo Tempo, na regional Sudoeste. A reunião começou às 19h e contou ainda com a presença dos vereadores Wladimir Careca, Fábio Campos Binha e Geraldo Gualberto.

Com uma participação expressiva dos moradores, o formato do “Conversa com o Prefeito” é dinâmico e privilegia a participação dos moradores, que podem fazer perguntas por escrito ou pelo microfone ao secretário da sua escolha ou ao próprio prefeito.

Antes da fase dos questionamentos foi exibido um vídeo com os investimentos e ações realizadas, ou em andamento, no bairro e na regional e sobre os projetos e programas previstos para aquela comunidade. Também foi explicado pelo secretário de Planejamento, Fabrício Araújo, como são viabilizados os recursos para a realização de obras e programas.

O bairro Novo Tempo, por exemplo, terá a reforma da UBS no valor de R$ 299 mil (projeto em fase de adequação às conformidades da Anvisa); a pavimentação da rua do Luar no valor de R$ 233 mil (a Caixa está avaliando o projeto para poder licitar e iniciar a obra); R$ 70 mil para a construção de arquibancada para o campo do Novo Tempo (o projeto está pronto para ser enviado à Caixa); R$ 245 mil para a construção da ponte ligando o bairro Timotinho, beneficiando a regional do qual o bairro faz parte; e R$ 5 milhões em investimentos na iluminação pública com a troca por luminárias de LED em todos os bairros da cidade.

As principais perguntas foram dirigidas para os secretários municipais de Saúde, Eduardo Morais; de Educação e vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa; e de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Sérgio Martins. Forma respondidas questões como a falta de especialidade médica na unidade de saúde, buracos nas ruas, transporte escolar, pavimentação de ruas, entre outros.

Diálogo

Ao final, o prefeito Douglas Willkys aproveitou para agradecer a presença dos moradores e frisou que aquele momento não era um espaço para debate político, mas para prestar contas, discutir as necessidades e problemas vivenciados no dia a dia  pelos moradores. “Essa primeira oportunidade foi muito produtiva. Nosso objetivo é o de falar olhando no olho, cara a cara com o morador, sem medo de receber críticas e de responder a todas as perguntas, mesmo que a resposta não seja aquela que vocês gostariam de ouvir”, disse.

Como encaminhamento ficou definido que técnicos das Secretarias de Planejamento e de Obras estarão naquela comunidade no início de abril para avaliar as demandas solicitadas para analisar a viabilidade de execução.

O Programa “Conversa com o Prefeito” serás levado aos bairros das sete regionais - Norte, Sul, Leste, Oeste, Nordeste, Sudeste e Sudoeste – oportunidade em que os moradores têm a oportunidade de fazer um diálogo franco e aberto com os gestores públicos municipais sobre as principais ações e demandas para das suas comunidades.