25/03/2019 - 17h39
Novo Tempo recebe mutirão contra arboviroses no dia 28
Ação inclui coleta de materiais inservíveis, vistoria e orientação


PMT
I018425.jpg
Novo Tempo recebe mutirão

Em Timóteo, o combate às arboviroses está sendo realizado por meio de uma ação integrada do governo municipal e do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento de Arboviroses, com a participação das secretarias e integrantes do comitê. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho de enfrentamento inclui atividades como mutirões, campanhas educativas, ações de bloqueio e busca ativa.

No próximo dia 28 de março, acontece um novo mutirão, o terceiro somente neste ano, contra a dengue, chikungunya e zika vírus, desta vez no bairro Novo Tempo, a partir das 8h, com a mobilização de toda comunidade e tendo como ponto de partida o posto de saúde local. A operação compreende a coleta de materiais inservíveis que possam acumular água (vasilhas, garrafas pet etc), vistoria dos agentes de endemias nas residências, distribuição de material educativo e orientação pelos profissionais envolvidos na ação. 

O mutirão está sendo realizado nos bairros que apresentem índices elevados de infestação dos focos do Aedes aegypti. Este ano, já foram realizados mutirões contra a dengue nos bairros Macuco e Ana Rita. O LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) do município realizado em janeiro apontou 6,5% de índice de infestação.

Casos

O município de Timóteo registrou 93 casos de arboviroses de janeiro de 2019 até o dia 22 de março, sendo 74 notificações de dengue, 16 de chikungunya e 3 de zika vírus. Em 2018, foram registradas 604 notificações de dengue, 1.260 de chikungunya e 1 de zika.


Fonte : PMT




Galeria