25/03/2019 - 17h42
Escola Virgínia de Souza Reis lança projeto Biblioteca Viva
Espaço desenvolverá várias atividades de estímulo à leitura e pesquisa


PMT
I018429.jpg
Projeto Escola Virginia

A Escola Municipal Virgínia de Souza Reis promoveu o lançamento oficial das atividades previstas para este ano da Biblioteca Escolar Monteiro Lobato na tarde desta sexta-feira (22), que atende aos 331 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. A ação marcou o início do projeto Biblioteca Viva, que prevê um cronograma semanal de uso do espaço com intervenções variadas.

Considerado um dos maiores escritores de literatura infantil do Brasil, José Bento Renato Monteiro Lobato (1882/1948) criou as aventuras Emília, Dona Benta, Pedrinho, Tia Anastácia, Narizinho, Rabicó e tantos outros personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que o celebrizou. “Queremos transformar a nossa Biblioteca Monteiro Lobato num espaço de prazer, lazer e conhecimento, multiplicando as experiências de leitura, e fortalecendo as práticas dos professores em sala de aula”, salienta a diretora da Escola Virgínia, Arlete Fernandes. 

Os trabalhos desenvolvidos na biblioteca estão sendo coordenado pela professora Maria de Lourdes Lopes Oliveira. Além do cronograma semanal do uso do espaço, as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais terão oportunidade de participarem dos projetos/atividades: Mala Itinerante (Lilica vai à sala); Varal de Leitura na Escola; Sacola Literária; Visita à Biblioteca; e Caixinhas de Leitura. 

As atividades incluem ainda a Hora do Conto, que será desenvolvida toda sexta-feira com os alunos e o Pequeno Leitor, que será uma ação com a participação de voluntários para o desenvolvimento da leitura para os alunos do 1º e 2º ano. Outro ponto de destaque na proposta de estímulo à leitura da Escola Virgínia será a instalação de Cantinhos de Leitura em todas as salas, para que os professores regentes possam usar para o desenvolvimento de atividades de alfabetização, letramento e estímulo ao gosto pela leitura.


Fonte : PMT




Compartilhe:


Galeria