Vacinação contra gripe tem início em Timóteo

As unidades Sede, Primavera, Timotinho e Alegre atenderão crianças e gestantes de 7 às 19 horas
PMT
I018532.jpg
Vacinação contra gripe

Em Timóteo, a vacinação contra a gripe terá início no dia 10 de abril, nas Unidades Básicas de Saúde do município com horários de atendimento diferenciados. No período de 10 a 17 de abril serão vacinadas as crianças de seis meses a 5 anos e gestantes. De 22 a 31 de abril serão imunizados os idosos e demais grupos.

Até o dia 31/05 o município deverá atingir a meta de 90% de cobertura vacinal da população-alvo, que é constituída de idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, mulheres  com até 45 dias pós-parto, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com baixa imunidade (portadores de doenças crônicas transmissíveis ou não).

Para o secretário de Saúde, Eduardo Morais, a vacinação é a principal forma de prevenir contra a gripe. “É bom lembrar que a vacina não causa gripe. A imunização acontece todos os anos porque existem vários tipos de vírus. A comunidade não deve esperar um surto de gripe para se vacinar. É preciso prevenir a gripe antes que o paciente seja acometido por complicações”, pondera o secretário. 

Unidades e Horários

As Unidades Sede, Primavera, Timotinho e Alegre atenderão especialmente de 7h às 19h no período de 10 a 17 de abril, as crianças e gestantes.  Nas unidades do Ana Rita, Bela Vista, Novo Tempo, Quitandinha, Recanto Verde e Alphaville, que não possuem sala de vacina, será realizada vacinação volante quando a equipe se dirige àquele bairro para vacinar a comunidade. Nas demais UBS a sala de vacina funciona em horário normal. Por exigência do Ministério da Saúde, crianças e gestantes deverão ser imunizadas em datas diferentes dos demais grupos.  

Gripe 

A gripe pode ser causada pelos vírus influenza A (H1N1, H3N2), B e C. Os sintomas da gripe H1N1 se assemelham aos da gripe comum, porém leva a complicações mais graves de saúde e, em alguns casos, até mesmo à morte. Os principais sintomas são: febre alta (mais de 39 graus), dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, coriza, fraqueza, congestão nasal, diarreia, náuseas e vômitos.

São sintomas com sinais de agravamento da gripe: falta de ar, dificuldade ou desconforto para respirar e aumento na frequência respiratória. Em crianças: além dos ítens anteriores, observar  coloração azul-arroxeada da pele e mucosas, retração da musculatura entre as costelas durante a inspiração indicando sofrimento, desidratação e falta de apetite. 


 

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.