Timóteo amplia programa Saúde na Escola

Escolas pactuadas devem ter proximidade com unidade de saúde de referência
PMT
I018575.jpg
Timóteo amplia programa Saúde na Escola

A Secretaria de Saúde de Timóteo ampliou a ação do Programa Saúde na Escola. Agora serão 16 escolas pactuadas pelo programa. Em reunião realizada na última terça-feira (09/04) com diretoras de escolas municipais, foi acertada a parceria com a Secretaria de Educação.  Foram pactuadas as escolas que têm como referência  a Estratégia Saúde da Família.

O Programa Saúde na Escola – PSE, foi criado pelo Decreto Presencial 6.286, de 05 de dezembro de 2007, e é desenvolvido  pelos Ministérios da Saúde e da Educação. São preconizados o desenvolvimento de ações de saúde com educandos mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos educandos.   O PSE tem como estratégia a articulação entre as equipes de saúde e as escolas do território.

O secretário de Saúde, Eduardo Morais, destacou a importancia desta parceria. “Estamos à disposição das escolas para melhorar o atendimento de Saúde às crianças e oferecer mais qualidade de vida aos alunos da rede municipal de ensino”.

A enfermeira Fernanda Gama, apresentou aos diretores das escolas os 12 objetivos preconizados pelo Programa que aborda ações para verificar a situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; combate ao mosquito Aedes aegypti;  saúde bucal e aplicação de flúor; saúde ocular e sinais de alteração; saúde auditiva; prevenção à violência e acidentes; identificação de agravos  de doenças; prevenção ao uso de álcool, tabaco e crack; práticas corporais, atividade física e lazer; promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos; direito sexual e reprodutivo.

A parceria é fundamental para construir ações integrais de educação e saúde. É no diálogo entre os representantes dos diferentes setores que será possível aprofundar saberes e constituir práticas que considerem as potencialidades e vulnerabilidades do território, assim como a criação de atividades que promovam atuação compartilhada e fortalecida junto à comunidade, tendo a escola e a unidade de saúde como instituições provocadoras.

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.