Conselho do Idoso empossa representantes da sociedade civil

Os eleitos comporão o Conselho de 2019 a 2021.
Conselho do Idoso

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Timóteo dará posse aos membros eleitos representantes da sociedade civil no dia 13 de junho, às 8:30h, na Casa dos Conselhos, no bairro Primavera.

Em eleição realizada no dia 30 de maio de 2019 foram escolhidos: João Amâncio Gomes e José Conceição Cirilo, representando a população usuária dos serviços de atendimento ao idoso; Beatriz de Oliveira Santos Souza (Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul) e Geralda Fernandes Silva Andrade ( Associação de Assistência Social – ASAS) das organizações e / ou entidades de atendimento ao Idoso; Fernanda Zopelari Miranda (Lions Clube Acesita) e Maria da Penha Horst (Paróquia São José de Acesita) dos movimentos sociais e religiosos que atuam com o Idoso; Ângela Maria do Carmo (Paróquia São Sebastião de Timóteo) e Vera Lucia Antunes Lopes Dutra (Fundação Aperam Acesita) como trabalhadora da área; dos órgãos e entidades de defesa e direito do Idoso,  Enéias Reis (OAB).

A presidente do Conselho do Idoso, Lílian Sperancini, enfatiza que os eleitos comporão o Conselho para o biênio 2019/2021. “Temos a missão de acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços prestados à população com mais de 60 anos, em conformidade com a Política Nacional do Idoso. Defendemos a aplicação adequada dos recursos para garantir mais dignidade à pessoa idosa e direitos fundamentais”, frisa a presidente.

O Conselho do Idoso de Timóteo foi criado pela Lei 1.942/98. Ao longo de 21 anos de existência o Conselho sofreu atualização das Leis n º 2.349 de 05/07/2000, Lei nº 3.081 de 12/07/2010 e Lei nº 3.496 de 06/06/2016. Foi em 2010 (Lei 3.081) que o Conselho, sendo vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, passou a ter acesso legal ao Fundo Municipal de Assistência Social, cujos recursos devem ser destinados anualmente ao financiamento da Política Municipal do Idoso.

O CMI de Timóteo está localizado na Casa dos Conselhos, avenida Acesita, nº 1596, bairro Primavera, telefone (31) 3847-7849.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, até 2060, o Brasil terá mais de 70 milhões de idosos. Os municípios necessitam se adequar para o aumento da população idosa, com suas necessidades específicas.