Educadores discutem aplicação do currículo nas salas de aula

Agenda de Convergência Vale do Aço promove capacitação regional
Currículo na Pratica

Representantes de onze municípios da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano participaram na quarta-feira, 10, em Timóteo, do encontro que teve como tema “Currículo na prática”. Organizado pela Agenda de Convergência do Vale do Aço – Eixo Educação, composto pela SRE, os municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo e Unileste, o evento foi realizado no auditório da Faculdade Única, bairro Olaria, com a participação de cerca de 250 profissionais entre pedagogos e professores dos anos iniciais das escolas públicas.

Tendo em vista a necessidade imediata da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de 2020, o encontro propiciou a articulação entre os municípios e a SRE para a reflexão sobre a produção dos currículos, que serão aplicados nas salas de aula. A mestre em Educação e Assessora Pedagógica, Cássia Carolina Oliveira Nascimento, que ministrou a palestra “Currículo na prática”, destacou que os gestores e educadores devem verificar as particularidades de cada município, as especificidades de cada escola com o entendimento de que o currículo tem que ser “uma ação viva que deve acontecer de fato nas práticas pedagógicas do professor”.

A mesa de trabalhos foi composta pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, José Vespasiano Cassemiro; pela diretora da SRE de Coronel Fabriciano, Edvania de Lana de Morais Andrade; pelo secretário de Educação de Coronel Fabriciano, Carlos Alberto Serra Negra; pela gerente do Departamento Pedagógico de Ipatinga, Eryka Veronica Oliveira de Aredes. O secretário de Educação de Joanésia, Nivaldo Paulo da Silveira, também participou do encontro.

“Com a homologação da BNCC e a construção do Currículo de Minas Gerais, faz-se necessária a reflexão e a instrumentalização de todos educadores para a implementação do currículo em 2020”, apontou Edvania de Lana de Morais Andrade, frisando que o currículo deve fazer a diferença no processo de ensino/aprendizagem e, consequentemente, melhorar os indicadores educacionais.  Para o professor Vespa, o encontro favorecerá aos gestores e educadores rediscutir e reelaborar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) para consolidar a BNCC e o Currículo de Minas e garantir a melhoria do ensino.

A palestrante discorreu sobre concepção do currículo; alinhamento com o Currículo de Minas/principais intervenções; desafios da implantação pelos municípios; e metodologias ativas.  A pedagoga Walquíria Silva Santos, da Escola Estadual Capitão Egídio Lima (Timóteo), considerou o encontro produtivo.  “Todos educadores precisam ter conhecimento amplo da BNCC e do Currículo de Minas para adequar à realidade de cada município”, ponderou, acrescentando a importância da formação dos profissionais da Educação para a efetiva implementação da BNCC.

Galeria de Imagem