Diagnóstico da fauna, flora e comunidade da APA Serra do Timóteo

Equipe técnica pesquisa diversos pontos da unidade para subsidiar elaboração do Plano de Manejo
PMT
I018994.jpg
Diagnostico Plano de Manejo

O município está desenvolvendo o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Timóteo, com a supervisão da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Timóteo. Iniciada em abril deste ano pela empresa Detzel Consultoria, a fase de diagnóstico prevê o levantamento de informações em diferentes áreas que subsidiarão a fase de planejamento das ações de gestão, normas, zoneamento e programas de manejo para a unidade, que compreendem o documento.

O prazo de entrega do Plano de Manejo é de 15 meses, sendo que o trabalho é custeado pela Copasa com investimento da ordem de R$ 364 mil. No dia 16 de julho, o município recebeu a visita da equipe técnica da empresa, composta por 13 profissionais das áreas de biologia, geografia, engenharia ambiental, arquitetura, turismo e de apoio, para o trabalho de campo. Foram escolhidos nove sítios amostrais para análise do meio biológico e meio físico. A análise do meio antrópico abarcará toda a área de extensão da unidade de conservação. 

“Estes sítios possuem as diversas características do território para que a gente possa ter uma análise do conjunto desses ambiente de forma integrada para a consolidação do diagnóstico”, explicou Matheus Morganti Baldim, responsável pela Coordenação Executiva e Planejamento Operacional.  O trabalho de campo na fase atual prossegue até a próxima terça-feira, observando-se, no meio físico, a climatologia, geologia, relevo e solo. A análise da hidrografia será executada em agosto por outra equipe.

Já no meio biológico, a análise é relativa à flora e fauna, incluindo répteis e anfíbios, a avifauna e a mastofauna (mamíferos) e na, área aquática, os macroinvertebrados (esta a ser realizado em agosto). No meio antrópico  (área modificada pela presença do homem) está sendo avaliado o planejamento urbano e a socioeconomia, abrangendo questão de demografia, renda, educação ambiental e analisando o potencial da APA Serra do Timóteo e do município em relação ao turismo. Os técnicos também estão estudando toda a extensão do território abrangido pela unidade de conservação.

Etapas

No caso da APA Serra do Timóteo, a elaboração do Plano de Manejo tem duas etapas: o diagnóstico - etapa inicial de elaboração do plano onde se realizam estudos sobre seres vivos, ambientes e comunidades da região. E a fase do planejamento, etapa em que são definidas ações de gestão, normas, zoneamento e programas de manejo para a unidade.  

Na próxima segunda-feira (22), a Prefeitura de Timóteo promove encontro com a comunidade para a apresentação dos trabalhos em desenvolvimento do Plano de Manejo da APA Serra do Timóteo. O encontro acontece no auditório da Prefeitura, a partir das 19h. 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.