Timóteo capacita açougues para Boas Práticas na Manipulação de Carnes

PMT
G013459.jpg
Dia Nacional Vigilância Sanitária

Será realizada nesta terça-feira, (6), a capacitação para Açougueiros e Açougues Cadastados de Timóteo das 15h às 19h no auditório do 85ª Cia. de Polícia Militar, no bairro Primavera. A atividade é promovida pela Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida na Semana de Conscientização sobre Vigilância Sanitária (VISA). De acordo com a chefe da VISA, Ana Amélia Camilo Soares, serão três palestras ministradas por especialistas. Na primeira, Gleyciane Batista (Técnica de Segurança do Trabalho do CEREST 1) falará sobre Segurança do Trabalho nos Açougues; o veterinário Miltom Max Madeira de Oliveira abordará a Regulação de Técnicas de Boas Práticas para Estabelecimentos de Comércio Varejista de Carnes e o veterinário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Pedro Lopes, irá tratar sobre Atuação do IMA nos Estabelecimentos Industrializadores de Carne.

A semana de conscientização sobre a atuação da VISA teve início nesta segunda-feira (5), Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Em estande montado no bairro Centro Norte, em Timóteo, foi demonstrado à população os diversos produtos e serviços que são regulados e tratados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre eles estão: medicamentos, alimentos, cosméticos, agrotóxicos, produtos para a saúde, laboratórios, além de saneantes, farmacopeia, serviços de saúde e tabaco. 

O secretário de Saúde de Timóteo, Eduardo Morais, ressaltou a importância da Vigilância Sanitária na inspeção e regularização de todos os produtos consumidos pela população. “Queremos convidar a população a observar situações irregulares para que possamos atuar com mais rigor. É preciso verificar a data de validade dos produtos comercializados e evitar a compra de produtos vencidos. Falta de higiene, manuseio inadequado, mercadorias com embalagens avariadas e outros, devem ser motivo de reclamação junto ao setor de Vigilância Sanitária da sua cidade”, explica.

FISCAIS MIRINS

Por meio de parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, alunos da rede pública serão fiscais mirins por um dia, para melhor compreenderem a atuação da VISA. Eles visitarão um supermercado da cidade juntamente com fiscais da VISA na quarta-feira (7), de 14h às 16h.


 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem