CIPA realiza primeira reunião e já define ações na área de segurança do trabalho

Durante o encontro também foram apontados alguns dos principais problemas que vêm demandando o setor de Medicina e Segurança do Trabalho
PMT
I019082.jpg
Reuniao Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Timóteo se reuniu nesta terça-feira (6) pela primeira vez desde a posse dos atuais integrantes em junho deste ano. O mandato da CIPA foi iniciado em 2016, mas foi esvaziado em face das sucessivas trocas de prefeitos. O mandato é de um ano e se estende até junho de 2020.

Na pauta do encontro foram discutidos diversos temas, entre os quais a elaboração de um mapa de risco para a identificação das ameaças à saúde do trabalhador nas dependências das Secretarias e departamentos. Segundo Cristiano Nunes Freitas, gerente da Medicina e Segurança do Trabalho e membro da CIPA, a ideia é propor um modelo de mapa de risco e padronizá-lo para que as informações sejam levantadas em todas as dependências da Administração pública municipal. Após a apuração desses pontos críticos a CIPA vai atuar para minimizar as ameaças à saúde dos servidores.

Na avaliação do presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), José Geraldo Quintão, o primeiro encontro foi muito produtivo. Ele lembrou que antes da reunião desta terça-feira, os integrantes da comissão já haviam feito um treinamento oferecido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsep). “O pessoal está bem animado e com disposição de fazer um bom trabalho em benefício do trabalhador”, citou José Geraldo Quintão. 

Durante o encontro também foram apontados alguns dos principais problemas que vêm demandando o setor de Medicina e Segurança do Trabalho nas áreas de Educação, Serviços Gerais, entre outros. Outras propostas sugeridas são as seguintes: implementação e estímulo à participação de servidores em aulas de ginástica laboral; levantamentos de EPI´s e EPC´s; identificação de riscos no ambiente de trabalho; investigação de acidentes e incidentes no horário de trabalho; organização de uma Semana de Prevenção de Acidentes (Sipat); divulgação das ações da comissão e melhorias em diversos locais da PMT, dentre outros.

O vice-presidente da CIPA e representante dos servidores, Wedson Luiz Pedroni, por sua vez, citou a importância do planejamento que está sendo feito para executar as ações. Um dos desafios, na sua avaliação, é o fato de os servidores desconhecerem o papel da CIPA. Entretanto, ele entende que assim que as ações começarem a aparecer, a comissão se tornará mais conhecida. “O grupo é muito bom; a Administração tem dado apoio e o Sinsep também está nos ajudando”, resumiu Wedson Pedroni acrescentando que o espírito da comissão é de trabalhar em equipe em benefício dos servidores. 
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem