Prefeitura de Timóteo amplia ações de atenção à saúde da população

Abertura de um novo PSF no bairro Timotinho atende os moradores de três bairros de duas regionais diferentes
PMT
I019191.jpg
Posto Timotinho

Com a finalidade de ampliar a oferta de serviços, a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, abriu mais uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) no bairro Timotinho. Com isso, o Município passa a contar com 17 equipes de PSF.

A unidade funciona no Centro de Especialidades Raimundo Alves de Carvalho (Avenida Ana Moura, nº 500) e atende a população dos bairros Timotinho, Alvorada e Bromélias, que integram as Regionais Sudoeste e Norte. A unidade é responsável pelo atendimento de uma população de aproximadamente cinco mil habitantes.

O PSF do Timotinho conta com uma médica generalista, uma enfermeira, uma técnica em Enfermagem e seis Agentes Comunitários de Saúde (ACS). São oferecidos nesse PSF acolhimento com a enfermeira para agendamento de consulta médica; consulta médica generalizada; coleta de exames preventivos;  consulta de pré-natal e puericultura; visita domiciliares; atendimento ambulatorial: curativos, retirada de pontos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, nebulização e administração de medicamentos; programas como Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), de Tabagismo e Grupos de Gestantes

Paralelamente a esses serviços, os profissionais também desenvolvem ações e blitzen educativas em saúde na própria unidade, em escolas, creches e instituições públicas e privadas. As equipes também realizam atendimento de acamados em domicílio.

PSF

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem