Cidadania na Praça

Escolas de Timóteo levantarão as bandeiras do amor, respeito e sentimento cívico
I020285.jpg
Cidadania na Praça

Com o tema “Esporte: Saúde e Qualidade de Vida”, as comemorações cívicas do 7 de Setembro levarão para a Praça 1º de Maio 15 escolas das redes pública e privada. As instituições apresentarão uma diversidade de subtemas ligando o esporte aos direitos de cidadania, além de enaltecerem o sentimento cívico de amor à pátria. O evento contará com o desfile de cerca de 600 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A Escola Municipal Infantil Cecília Meireles trará par ao desfile um pouco da história da Copa do Mundo e as Paraolimpíadas, com o foco em que o envolvimento com a prática esportiva favorece o aprendizado, a saúde, a cidadania e melhora a qualidade de vida. Por sua vez, a Escola Municipal Infantil Monteiro Lobato abordará a Copa de Futebol Feminino da Olimpíada 2016, homenageando a maior jogadora de todos os tempos, Marta, e reafirmando as olimpíadas como espaço do respeito, coletividade e harmonia entre os povos.

A Escola Municipal João Bolinha apresentará os princípios da modalidade do Judô: cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade. As Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIS) Angélica Araújo Costa, Cantinho da Descoberta e Professor Ruimar Bertelli Machado e representantes das creches conveniadas destacarão o benefício do esporte no desenvolvimento integral da criança, abordando danças, jogos e brincadeiras.

Criada em 1925, a primeira escola do município, Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho ressaltará a beleza e relevância do esporte na nossa cultura, educação e no desenvolvimento das potencialidade dos alunos para se tornarem cidadãos críticos e atuantes na sociedade. O esporte de lutas será o tema da Escola Municipal Clarindo Carlos Miranda, lembrando que há registros de lutas em praticamente todas as eras da humanidade, cabendo aos gregos a grande responsabilidade em sua introdução como modalidade esportiva.

Valores

Comemorando seus 70 anos, a Escola Estadual Getúlio Vargas levará para a praça o comprometimento com a qualidade do ensino e a formação de valores morais e éticos dentro de uma parceria entre equipe de trabalho, pais e alunos. A Escola Municipal José Moreira Bowen representará o futebol masculino brasileiro, destaque no cenário mundial, citando que este esporte movimenta um amor indescritível e destacando o sucesso na aprendizagem a partir da sabedoria e do amor.

Fundada no ano de emancipação de Timóteo, a Escola Municipal Joaquim Ferreira de Souza representará a modalidade do voleibol, esporte muito popular pelo mundo e, hoje, o segundo esporte mais praticado no Brasil. Os alunos da escola apresentarão o câmbio que é um jogo muito utilizado como pré desportivo do voleibol.

A Escola Estadual Tenente José Luciano abordará o subtema: “Que Brasil eu quero para o futuro”, propondo o debate sobre o resgate dos valores éticos e morais. O futebol feminino também será tema da Escola Virgínia de Souza Reis, que lembrará seu início nos anos 20, os períodos de proibição e preconceito e, hoje, a ascensão desta modalidade, representada pela “Rainha” Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo.

Axé

Em seus 70 anos de fundação, a Escola Municipal Ana Moura dará uma “canja” na Praça 1º de Maio, apresentando o resultado das aulas de percussão, juntamente com as escolas Angelina Alves de Carvalho e Municipal de Timóteo, trazendo os ritmos de “Axé”, Introdução ao Hino Nacional e a Marcha.

O Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Padre Jean Marie Lemaire– CREIA, ligado à Secretaria de Educação de Timóteo, que oferece atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades especiais, enfocará o esporte como instrumento de inclusão.

Desenvolvimento integral

O Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais focará o esporte como parte integral no desenvolvimento de crianças e jovens, promovendo impacto na saúde, convivência e qualidade de vida. A Escola Batista de Acesita trará uma mensagem de esperança e proteção à vida. A escola apresentará o movimento “Viver” de prevenção às drogas, ao bullying e ao suicídio.

A Escola Estadual Antônio Silva destacará a importância da formação de cidadãos críticos e participativos, a partir de valores que priorizam a inclusão, o respeito à diversidade. A escola tratará o tema “Ética nas Relações” e fará uma apresentação da música “A nossa voz”. A Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks , fundada em 1972, abordará o tema esporte e acessibilidade. A Escola Estadual São Sebastião focará a Cultura da Paz a partir das relações éticas.

A Escola Municipal de Timóteo, que é reconhecida pelo desenvolvimento de vários projetos, discorrerá sobre as práticas esportivas, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. A Escola Municipal Novo Tempo defenderá a formação integral dos alunos para o exercício da cidadania.O Instituto Municipal de Educação de Timóteo – IMETT apresentará a importância das práticas esportivas para o desenvolvimento integral de seus alunos.

Galeria de Imagem