Aberta III Olimpíada Regional das APAEs do Vale do Aço e Vale do Rio Doce

Timóteo sedia evento esportivo que reúne cerca de 200 atletas
PMT
I020349.jpg
Abertura III Olimpíadas das Apaes

A III Olimpíada Regional das APAEs Vale do Aço e Vale do Rio Doce foi aberta oficialmente na quinta-feira, 12, em cerimônia realizada no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins em Timóteo. O evento tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua interação na sociedade, através de uma prática esportiva adequada as suas deficiências. A cerimônia foi precedida de uma carreata pelas principais avenidas da cidade e um desfile olímpico na Alameda 31 de outubro.

Ao todo, são nove delegações representando as cidades de Aimorés, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Inhapim, Ipatinga, Periquito, São Sebastiao do Anta e Timóteo. Cerca de 200 atletas estão participando dos jogos, disputados nas modalidades: natação, bocha, futsal, capoeira, ginástica rítmica, handebol e atletismo. Os jogos estão sendo realizados em cinco locais: APAE de Timóteo, Escola Batista, ASSEIT/SESI, Ginásio Coberto e Usipa. A Olimpíada Regional das APAEs será encerrada no dia 15 de setembro.

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, agradeceu a presença dos atletas, professores e familiares das nove delegações e o empenho do vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Vespasiano Cassemiro, em abraçar o projeto da Olimpíada das Apaes juntamente com outros apoiadores. “Esse é um momento de festa e alegria para a cidade por sediar um evento dessa magnitude. Todas as cidades se unem pela causa da APAE”, citou Douglas Willkys.

Há 22 anos, a cidade de Timóteo não sediava a Olimpíada Regional das APAEs. “Comemoramos o fato desse evento ter sido resgatado em nosso governo. Os visitantes sentirão o carinho e o respeito da população timotense”, frisou o prefeito. Participaram da cerimônia de abertura, o presidente da APAE de Timóteo, Carlos Luiz Fraga, o vice-prefeito professor Vespa, o Conselheiro Regional Vale do Aço e Vale do Rio Doce, Antônio Anísio, o vereador Geraldo Gualberto, representando o Legislativo, entre outras autoridades.

Origem

As Olimpíadas das APAEs são realizadas desde o ano de 1973, contando com a realização de etapas municipais, estaduais e a nacional, que envolve todo o país. Só na etapa nacional participam em média 1.500 atletas. Os eventos são realizados uma vez a cada três anos e contam com a participação de milhares de pessoas. As Olimpíadas foram inspiradas nas Paraolimpíadas realizadas, pela primeira vez, em Roma no ano de 1960, as quais objetivavam a inclusão de atletas com deficiência em esportes de alto desempenho a partir da adaptação das estruturas e modalidades esportivas.

No entanto, mesmo no âmbito das modalidades paraolímpicas, era difícil incluir as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Foi assim que as APAEs começaram a investir na educação física em suas unidades, buscando a adaptação de modalidades esportivas às condições funcionais das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, criando, assim, as competições como incentivo à prática esportiva.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.