Projeto Novos Caminhos Timóteo vai reintegrar apenados por meio do trabalho

Iniciativa pretende resgatar atraso histórico ao calçar ruas e praças em comunidades que ainda não contam com esse benefício
PMT
I020434.jpg
Projetos Novos Caminhos

“Estamos aqui contemplando um projeto que expressa o que o país inteiro, o Estado de Minas e a nossa cidade procuram: um Novo Caminho. A criatividade se tornou imperiosa nesse momento se a gente se deixasse levar por esse momento crítico não estaríamos aqui celebrando o lançamento do projeto Novos Caminhos Timóteo”. A frase do prefeito Douglas Willkys foi proferida durante o lançamento do projeto, que nasceu a partir da utilização do agregado siderúrgico da Usiminas e que em Timóteo será utilizado como matéria prima na produção de bloquetes pavies pelos presos da cadeia de Timóteo. 

A solenidade realizada a noite de quinta-feira (19) no auditório da Prefeitura de Timóteo contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, da Câmara de Vereadores, da Cadeia Pública de Timóteo, da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), da Fiemg Regional Vale do Aço, da Usiminas, da APAC, dos Clubes de Serviços, Associação de Moradores, e de representantes de várias cidades do Leste de Minas Gerais.

O momento difícil ao qual o prefeito se referiu está relacionado à crise financeira que estados, municípios e o país atravessam e que exige criatividade dos gestores públicos. Douglas aproveitou a oportunidade para fazer um relato sobre a origem da proposta que surgiu a partir da doação de mil metros quadrados de bloquetes de agregado siderúrgico pela Usiminas. 

A partir daí e após uma conversa com o diretor geral da cadeia de Timóteo, Leandro Cristino, cuja unidade possuía uma máquina para a produção de premoldados e que estava parada há uns seis anos. A ideia começou a “ganhar corpo”. O prefeito contactou a Usiminas, a Precomol e outras instituições que aderiram de imediato à iniciativa. “Vejo um horizonte promissor com essas parcerias e pelas questões ambiental, social e econômica envolvidas”, disse Douglas Willkys. 

A produção dos bloquetes sairá pela metade do preço de mercado, mas o ponto central na avaliação do prefeito é a oportunidade “de os apenados aprenderem um novo ofício e de se redimirem de forma digna por meio do trabalho”. Douglas também citou a possibilidade de garantir um direito básico às comunidades que ainda não dispõem de ruas pavimentadas. “Vamos reparar um atraso histórico com os moradores que ainda não possuem calçamento em suas ruas e são obrigadas a conviver com a poeira, quando está sol, e com a lama, quando chove”, pontuou Douglas Willkys. Ele antecipou o seu desejo de calçar o maior número de ruas possível durante a sua gestão à frente da Prefeitura de Timóteo. “Juntos com pessoas de bem afirmo que é possível um novo caminho para a cidade”, reiterou o prefeito.

Repercussão

“Fico feliz em participar de um projeto que vai ao encontro do desenvolvimento sustentável dentro da plataforma Mobiliza pelo Trabalho da Usiminas, que levou pavimentação a 54 municípios dentro do programa ‘Caminhos do Vale’, que transformou resíduos (siderúrgicos) em benfeitorias. Quero parabenizar aqui ao prefeito Douglas Willkys que transformou a necessidade em realidade”.

Américo Ferreira Neto
Diretor Executivo de Produção da Usiminas - Ipatinga

...

“É gratificante para a nossa equipe participar da gestão operacional do projeto Mobiliza aliados a parceiros que fazem as coisas acontecerem. Parabenizo o prefeito Douglas Willkys e sua equipe que, em tempo recorde, colocou o projeto (Novos Caminhos) para funcionar e a todos aqueles que não mediram esforços para que ele aconteça. Conclamo a toda a população a abraçar esse projeto e que outras cidades acolham essa iniciativa”.

Albson Alvarenga
Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal do Vale do Aço (CIMVA)

...

“A verdadeira explicação sobre o que significa a palavra sinergia é quando o seu resultado é maior que a soma das partes. Temos a Usiminas, o Sistema Prisional/Justiça, a Prefeitura de Timóteo, a Fiemg e demais instituições que abraçaram esse projeto que representará um bem maior para a comunidade. É um trabalho que dignifica quem o faz e beneficia a quem o recebe. Parabenizo o prefeito Douglas que se envolveu pessoalmente nesse projeto e a todos os parceiros. Desejo que esse trabalho se multiplique por todos os municípios de Minas Gerais”.

Flaviano Gaggiato
Presidente da Federação das Indústrias do estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Aço

...

“É um prazer participar desse evento. Nós da Secretaria de Segurança Pública buscamos prestigiar quem nos ajuda. Minas conta com 197 unidades prisionais e 80 mil pessoas custodiadas, ou seja, uma parcela da sociedade que cometeu deslizes, que não deu certo e que a própria sociedade virou as costas. Esse projeto tem um caráter educativo e nada melhor do que reeducar os apenados pelo trabalho. Temos que fomentar esse tipo de iniciativa que traz benefícios para o Estado também”.

Alexandre Leão
Secretário Adjunto de Estado de Segurança Pública

...

“Em duas gerações todos nós não seremos mais lembrados. Mas por meio do peso das nossas ações não seremos esquecidos pelas futuras gerações. O projeto Novos Caminhos Timóteo faz parte de uma plataforma da Usiminas denominada Mobiliza pelo Trabalho. A hora é de falar de integração. A inovação prevê desempenho, prevê relacionamento. Desempenho e prosperidade são a capacidade de se relacionar e é isso que estamos testemunhando aqui com as parcerias formadas em torno desse projeto”. 

Henrique Santos
Gestão Corporativa de Coprodutos e Sustentabilidade da Usiminas

 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.