Prefeitura lança programa de modernização da iluminação pública em Timóteo

A previsão é de que entre os meses de outubro a julho do próximo ano os mais de 9 mil pontos de iluminação pública sejam substituídas
PMT
I020459.jpg
LED

A Prefeitura de Timóteo lança no próximo sábado, dia 5 de outubro o programa “LED nos bairros – Timóteo mais Iluminado”. A ação acontece na Praça Gustavo Ferreira da Cruz (Praça do Olaria) a partir das 19h.

Para a aquisição das luminárias de LED, a Prefeitura, por meio da Comissão Permanente de Licitações, promoveu o processo licitatório  nº 0049/2019, na modalidade de registro de menor preço global, vencido pela Unicoba Energia, responsável pelo fornecimento das luminárias; e o nº 050/2019 que teve como vencedora a empresa Ecológica Serviços e Empreendimentos Ltda, que fará a troca das lâmpadas.

Foram adquiridas 9.250 luminárias de LED que substituirão as de vapor de sódio, mercúrio e vapor metálico em toda a área urbana do município. Os recursos para a aquisição dos equipamentos são oriundos da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) pago pelos contribuintes na fatura de energia pública. 

Aumento de segurança

Os últimos investimentos em iluminação pública no município são das décadas de 1980 e 1990, portanto, há cerca de 30 anos a cidade não recebia recursos para investir nessa área. A Administração municipal definiu um calendário de substituição das luminárias para atender a toda a comunidade. 

A primeira etapa de programa será realizada entre os meses de outubro a dezembro e atenderá cerca de 20 bairros. O cronograma segue até os meses de junho e julho de 2020, quando está prevista a conclusão do programa de substituição das luminárias por LED. 

A troca das luminárias trará maior eficiência energética e um menor custo com a sua manutenção, uma vez que a vida útil de cada lâmpada é de mais de 10 anos. De acordo com o prefeito Douglas Willkys, outra vantagem com a iluminação pública baseada nas luminárias de LED será o aumento de segurança. “Após instaladas, as ruas com a nova iluminação pública ficarão mais claras e tudo o que acontece nela poderá ser percebido com maior nitidez, representando maior segurança para os moradores”, informou o prefeito. 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem