Estatuto do Idoso é tema de aula do Humanizar nesta terça-feira

Professores do programa reforçam proteção e direitos dos idosos
PMT
I020474.jpg
Coral do Humanizar

Nesta terça-feira, 1º Outubro, Dia Nacional do Idoso, a Secretaria de Educação e Cultura de Timóteo, por meio do programa Humanizar marca o dia em que a Lei N°10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, entrou em vigor. Os professores do Humanizar irão destacar artigos que compõem o Estatuto durante as aulas ministradas nesta terça-feira, nos quatorze núcleos do município. 

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, José Vespasiano Cassemiro, “essa data, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos”, ressalta. 

De uma população predominante jovem em um passado nem tão distante, observa-se, nos dias atuais, um contingente cada vez mais significativo de pessoas com 60 anos ou mais de idade, de  acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz. Cada vez mais, se faz necessário compreender o processo de envelhecimento populacional, procurando alternativas para manter seus cidadãos idosos socialmente e economicamente integrados e independentes.
 
De acordo com o Art. 4o  do Estatuto do Idoso, “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. Estes e outros artigos serão lembrados pelos professores do Humanizar durante as aulas deste 1º de Outubro.

Programação

Com a parceria da Fundação Aperam Acesita e Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, O “Arte na Praça” será realizado no dia 4 de Outubro, na Praça 1º de Maio, à partir das 19h. Uma opção de lazer e cultura que inclui música, dança, coral, artesanato e praça de alimentação.
 
O filme “O Exótico Hotel Marigold” será exibido no Cine Pipoca. As sessões acontecem nos dias (30/09, às 8h), (01/10, às 14h) e (02/10, às 16h) no auditório da Fundação Aperam Acesita. A entrada é franca ao público geral e os ingressos poderão ser retirados na recepção da Fundação Aperam Acesita, Grêmio Recreativo da Associação dos Aposentados e núcleos do Programa Humanizar.

O grupo Arte na Maturidade do Programa Andanças, apresentará o espetáculo “O Bem Amado”, no sábado (5/10), às 20h, no teatro da Fundação Aperam Acesita. A classificação é livre e os ingressos podem ser adquiridos a R$10 antecipados/meia entrada e R$20 no dia/inteira.

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem