Outubro Rosa com mutirão de mamografia

Diagnóstico precoce favorece o tratamento do câncer de mama
I020661.jpg
Outubro Rosa - Mamografia

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, realizou no sábado, 26, um mutirão de mamografia dentro das ações da Campanha Outubro Rosa. Os exames foram realizados no Hospital e Maternidade Vital Brazil. Foram atendidas 50 usuárias da rede municipal de saúde encaminhadas através das equipes de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

A aposentada Aparecida das Graças Silva Santos, moradora do bairro Primavera, elogiou a prestação do atendimento pela Secretaria de Saúde. “As ‘meninas’ do posto são muito atenciosas. Uma delas levou o pedido em e minha casa e explicou direitinho sobre o procedimento. O pessoal do hospital ligou também confirmando a marcação”, comentou a moradora, elogiando a ação da secretaria.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde Denice Moreira de Assis, esclarece que, durante todo ano, a Secretaria de Saúde promove ações de conscientização tanto em relação à parte curativa quanto de prevenção. “Desta forma, promovemos as políticas públicas de saúde. No mês do Outubro Rosa, intensificamos as ações de saúde da mulher em relação ao câncer de mama e de colo do útero”, informou a coordenadora.

O Ministério da Saúde preconiza que mulheres entre 50 a 69 anos de idade – faixa etária onde mais acomete o câncer de mama – devem fazer o exame de mamografia para detecção precoce da doença. A Secretaria de Saúde ampliou esta faixa no Outubro Rosa, atendendo usuárias a partir de 40 anos. Quando mais cedo é o diagnóstico do câncer, melhor são os resultados do tratamento.

Além de disponibilizar os exames de mamografia, a Secretaria de Saúde levou o projeto “Tenda da Saúde no seu Bairro” para o bairro Timirim. A tenda ficou localizada ao lado da clínica de diagnóstico de imagem onde foram realizados os exames. A equipe da saúde orientou sobre a saúde da mulher e aferiu a pressão do público.

A programação contou com a participação das profissionais de beleza, maquiadoras Gleice Helena e Alberta Deodato, que ofereceram serviços de limpeza de pele e maquiagem para as mulheres.

Galeria de Imagem