48 anos de incentivo ao conhecimento

Autoridades e comunidade prestigiam aniversário da Biblioteca Municipal Raquel Pacífico Drumond
Comemoração aniversario Biblioteca Publica

A Biblioteca Pública Municipal “Raquel Pacífico Drumond” completou 48 anos de fundação na segunda-feira (11) com uma programação cultural dirigida a alunos e comunidade. As comemorações foram abertas na data festiva e prosseguiram nesta terça-feira, 12, com a Agenda Cultural.

A solenidade oficial contou com a presença do prefeito Douglas Willkys, vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Cassemiro, presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, vereadores Alexandre Maria de Oliveira e Leanir José de Souza (Zizinho), da escritora Zaíra de Carvalho,  da coordenadora da biblioteca, Eva Eulália, e presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, Carlos Viegas, além de representantes da Associação dos Poetas e Escritores do Município de Timóteo (APEMT) . Entre as apresentações culturais da cerimônia de abertura, destaques para a Corporação Musical Santa Cecília, a educadora e artista professora Maria do Carmos Silva, a Kakau, e o músico Douglas Neto.

O prefeito e o vice-prefeito de Timóteo destacaram a importância dos investimentos na revitalização do espaço da biblioteca, que recentemente passou por uma reforma. “Este é um espaço de estímulo à leitura, à pesquisa, de aprendizagem, no qual alunos e comunidade podem se apropriar do acervo da biblioteca na construção do conhecimento”, apontou Douglas Willkys.  Por sua vez, José Vespasiano disse que a administração municipal tem um carinho muito especial pela Biblioteca Municipal Raquel Pacífico Drumond, que é espaço de referência para o estímulo à aprendizagem.

Após lembrar que utilizou a biblioteca várias vezes, o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino,  citou que é de suma importância “revitalizar, resignificar esse ambiente, que é um espaço cada vez mais vivo para a comunidade estudantil e o público, porque é um espaço de liberdade; liberdade de pensar, de criar e aprender”. A professora e escritora Zaíra de Carvalho afirmou que a biblioteca intrega a escola e a comunidade, incentivando a leitura e a pesquisa e acolhendo bem aos usuários.

Dentro da programação cultural, a biblioteca promoveu uma tenda literária com o lançamento do livro de literatura infantil “Davi quer ser Bombeiro para salvar o mundo inteiro” da autora Luciana Assunção.  Nesta terça, a Agenda Cultural foi voltada para os alunos das escolas municipais, com atividades que possibilitam vivências e interação com a arte e a cultura.

Galeria de Imagem