Timóteo chama a atenção dos homens para a prevenção do câncer de próstata

É preciso vencer o preconceito e fazer logo o exame, diz urologista Ângelo Colla
PMT
I021735.jpg
Prevenção ao Câncer de Próstata

Nas unidades básicas de saúde de Timóteo estão acontecendo palestras, consultas e exames voltados para a saúde do homem e detecção precoce do câncer de próstata, durante todo o mês de novembro. Trata-se do Novembro Azul, campanha que chama a atenção do público masculino para cuidar melhor da sua saúde.
O médico urulogista Ângelo Colla, durante palestra para usuários, comparou o fato de as mulheres se cuidarem mais que os homens e portanto vivem mais. “A mulher começa a prevenção mais cedo, aos 25 anos, coletando material do colo do útero pelo menos uma vez por ano. Já os homens, previnem mais tarde, aos 45/50 anos. Por isso, precisam vencer o preconceito e fazer logo o exame”, diz Colla. Segundo o especialista, antes da existência do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), os homens morriam mais com câncer de próstata. 
“Como esse tipo de câncer não apresenta sintomas em sua fase inicial, o homem demora a procurar o médico. Com a doença já instalada e em estado avançado, vem a fase da metástase, quando o tumor sai da próstata e se espalha para os ossos, causando dor e sofrimento”, explica Ângelo Colla.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os homens sem antecedentes familiares devem realizar o exame médico (toque retal) aos 50 anos. Aqueles cujo histórico familiar apresenta casos, devem fazer o exame de toque retal e o PSA, aos 45 anos. Pessoas da raça negra e obesas tem maior tendência a desenvolver a doença.
O médico urologista também faz um alerta para outros tipos de doenças que acometem os homens como a “Prostatite” aguda ou crônica, causada por bactérias, atinge 10% dos homens na faixa etária dos 30/50 anos. Já, a “Hiperplasia Benigna da Próstata”, aumenta o volume da próstata ao longo dos anos e ainda, a “Torção Testicular”, que é uma emergência causada pela rotação dos testículos e o consequente estrangulamento de seu suprimento sanguíneo, levando o paciente a fazer uma cirurgia de emergência na maioria dos casos. Ângelo Colla ressaltou a importância da medida para evitar o “Câncer de Pênis”, que é lavar o membro com água e sabão pelo menos uma vez ao dia.
A programação da campanha Novembro Azul continua nas unidades de saúde de Timóteo conforme o quadro abaixo:

 

UBS Quitandinha 19/nov 7h * Palestra Tratamento e Cuidados do Câncer de Próstata;
19h *Cortes de cabelo; Café da Manhã; Sorteio de Brindes; Música Ambiente.
SENAI (bairro Novo Horizonte)  21/nov 18h *(TENDA DA SAÚDE): Orientações sobre Saúde do Homem com enfermeira Beatriz Mendes e médico Wellington de Oliveira 
UBS Bela Vista 20, 21 e 22/11 8h30 *Dinâmica com pacientes;
*Roda de Conversa com a médica Josiane Lilibete Duarte Martins;
UBS Macuco 21/nov 8h30 Bate papo com homens acima de 45 anos; Consulta; Marcação de exame PSA; Café da Manhã
UBS Primavera 21/nov 7h *Palestra c/ Dr. Ângelo Colla; Café da Manhã.
UBS Sede  21/nov 14h *Palestra sobre Saúde do Homem c/ enfermeiro José Geraldo
UBS Ana Rita 22/nov 8h *Ação educativa: benefícios da atividade física ao longo da vida; *Solicitação de exame PSA p/ homens acima de 40 anos;
*Cálculo do índice de massa corpórea e medição da circunferência abdominal
Praça do Olaria 23/nov 18 às 22h Orientação sobre Saúde do Homem e Prevenção ao Câncer de Próstata.
UBS Alegre 25/nov 7h *Conversa na sala de espera com a nutricionista do NASF
UBS Cachoeira do Vale 27/nov 8h *Teatro aborda importância da prevenção do Câncer de Próstata; Palestra; Café da Manhã e Sorteio de Brindes.
UBS Alphaville 28/nov 8h Palestra sobre Saúde do Homem com Dra. Rayllene; Bingo com Sorteio de Brindes, apoio NASF
       
Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.