Timóteo é reconhecido por Programa Conselho Eficaz

Pela primeira vez, Município é um dos destaques pelas ações desenvolvidas na área da Infância e Adolescência
PMT
I021749.jpg
Programa Eficaz

O Município de Timóteo teve o seu trabalho na área da Infância e Juventude reconhecido durante o Seminário de Boas Práticas do Projeto Conselho Eficaz da Criança e do Adolescente, realizado na tarde do dia 20 em Coronel Fabriciano, numa iniciativa do Instituto Cenibra e da Associação Beneficente Ágape (ABA). 

O evento reuniu cerca de 350 participantes, entre gestores públicos e sociais, conselheiros dos direitos, conselheiros tutelares, trabalhadores e operadores sociais, que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

O Programa Conselho Eficaz promove a capacitação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e proporciona o fortalecimento dos colegiados no controle das políticas públicas, gestão dos recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e capacidade de monitoramento e intervenção no orçamento público.

Uma das atividades do seminário foi a certificação dos Municípios parceiros da iniciativa, entre os quais Timóteo, que pela primeira vez foi distinguido pelas ações desenvolvidas na área. A iniciativa contempla 56 cidades da área de abrangência da Cenibra (Celulose Nipo Brasileira), com sede em Belo Oriente.

De acordo com o controlador geral da Prefeitura de Timóteo e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e que representou o Município no seminário, Thiago Castro, esse reconhecimento se deve a uma articulação feita pelo prefeito Douglas Willkys junto a Cenibra e a ABA. “Essa certificação é inédita e consolida um trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão do Município em fortalecer os conselhos municipais”, destacou Thiago Castro. 

Conforme explicou o conselheiro municipal, a atual gestão do Município cumpriu vários procedimentos que garantirão a inclusão de Timóteo nas ações desenvolvidas pelo Conselho Eficaz como cursos, oficinas, seminários, encontros, simpósios de formação e assessoramento para os conselheiros e agentes públicos e sociais, operadores dos direitos da Criança e do Adolescente. “Esse é uma conquista da atual gestão da Prefeitura que não tem medido esforços em valorizar a atuação dos conselhos e dos conselheiros municipais”, destacou Thiago. 

O Seminário de Boas Práticas acontece a cada dois anos com o objetivo de apresentar o Perfil dos Conselhos, Planos e Fundos, resultado dos questionários aplicados junto aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares nas cidades participantes.

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.