POLO UAB de Timóteo apresenta balanço de 2019

Unidade oferece graduação e pós-graduação em parceria com universidades federais
PMT
I021922.jpg
Polo UAB Timoteo

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Timóteo completou 10 anos em março deste ano, proporcionando cursos superiores gratuitos vinculados à universidades federais. A UAB é um programa do governo federal em parceria com os municípios e instituições de ensino, sendo que os cursos são oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EAD). Vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o Polo UAB Timóteo atende cursistas do município, de várias cidades de Minas Gerais e de estados vizinhos e tem primado pela missão de prover soluções de Educação a Distância (EAD) com qualidade e humanização, gerando satisfação dos alunos, equipe, mantenedor e parceiros.

São oferecidos, prioritariamente, cursos de graduação Licenciatura/Bacharelado e de formação inicial e continuada (aperfeiçoamento/pós-graduação) de professores da educação básica e para gestores públicos. Nos seus anos de existência o polo atendeu variados cursistas nos cursos de: especialização / aperfeiçoamento e graduação das universidades federais parceiras: UF Juiz de Fora / UF Ouro Preto/ UF São João Del-Rei e UF Viçosa.

Nesta quarta-feira (18), a Coordenação do Polo UAB de Timóteo divulgou o balanço de 2019, considerando o resultado positivo. “O Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Timóteo, classificado como Ativo / Apto (AA) pela Capes/MEC, tem, atualmente, seis cursos de graduação- modalidade Licenciatura, totalizando cerca de 150 acadêmicos”, aponta o coordenador do Polo de Apoio Presencial UAB Timóteo, Robson Barbosa da Silva. São eles: Computação, Física, Matemática e Pedagogia (UFJF), Matemática (UFOP) e Filosofia (UFSJ).

Em 2019, o Polo UAB contou com quatro Tutores Presenciais, uma Assistente à Docência, uma Técnica de Suporte, uma Secretária, um Coordenador de Polo e “corpo discente” em torno de 360 alunos, número que reduziu para 150 alunos, com a conclusão dos cursos de pós-graduação. Em relação à pós-Graduação/especialização, cinco turmas da UFSJ formaram em Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Ensino de Filosofia, Ensino de Sociologia e Práticas de Letramento e Alfabetização.

Programa e-TEC

O programa e-Tec Brasil, que oferece cursos técnicos na modalidade a distância, realizou a entrega dos diplomas para os cursando em Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Eventos, Técnico em Administração e Técnico em Reciclagem ministrado pelo Instituto Federal Sudeste (IFSudeste). A Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Coordenação do Polo UAB Timóteo, tem atuado junto às Universidades parceiras para trazer novos cursos para o município. O Polo UAB de Timóteo funciona na Alameda 31 de Outubro, 405, Centro Norte (entrada pela Praça 1º de Maio), telefone 3847 7667, e.mail:  polouab.timoteo.mg@gmail.com .    
 

Fonte : PMT

Compartilhe: