Timóteo imuniza atingidos pela enchente contra Hepatite A

UBS de Cachoeira do Vale funcionará em horário especial. Outras vacinas serão disponibilizadas como a anti-tetânica
I022036.jpg
Enchente 2020

Em função da inundação causada pela chuva, a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, está disponibilizando a vacina contra hepatite A para todas as pessoas que entraram em contato com a água da enchente, que se misturam com os efluentes das redes de esgoto e pluvial. Em Timóteo, o Distrito de Cachoeira do Vale foi o mais atingido pelo transbordamento do Rio Piracicaba.

Por conta disso, a Unidade Básica de Saúde do distrito terá o horário de atendimento estendido, funcionando no horário de 7:30 às 21h, no período de 04 a 07 de fevereiro (terça a sexta). A vacinação estará disponível também em todas as UBS que possuam salas de vacina, de acordo com o horário de atendimento de cada unidade.

Após a enchente, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou imediatamente à Secretaria de Estado da Saúde o envio de doses extras de vacina para o atendimento dos moradores atingidos. A Vigilância em Saúde iniciou a campanha especial de imunização contra a hepatite A na quinta-feira (30) usando seu estoque, que foi reforçado com o envio da remessa de vacinas pelo Estado na sexta-feira passada (31).

“Solicitamos a todas as pessoas atingidas pela água da chuva ou lama a comparecerem nas unidades para vacinarem contra a hepatite A, doença na qual o contágio se dá por meio de alimentos ou água contaminada”, conclama a coordenadora da Vigilância em Saúde, Madalena Rodrigues, acrescentando que a hepatite A é uma enfermidade imunoprevenível, ou seja, ela é passível de imunização.

As pessoas atingidas também poderão fazer a atualização do cartão vacinal. Serão oferecidas todas as vacinas disponíveis no calendário de vacinação tanto para as crianças como para os adultos. Entre elas, a vacina contra o tétano, que acontece, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa, em contato com objetos contaminados.

“Nas enchentes, muitas pessoas podem se ferir na retirada dos móveis, inclusive os trabalhadores que auxiliaram no salvamento, limpeza e retorno para as casas”, explica a coordenadora. A Secretaria de Saúde disponibilizará um atendimento especial voltado para esses trabalhadores, com a instalação de um posto de vacinação na Secretaria de Obras nesta semana.

Galeria de Imagem