Timóteo tem “Dia D” de vacinação contra o sarampo neste sábado

Além das nove unidades de saúde que estarão abertas para aplicar a dose da vacina, a Praça do Olaria receberá também a ação Tenda da Saúde no Seu Bairro.
PMT
I022103.jpg
Vacina Sarampo

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, promove neste sábado, dia 15, o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, dentro da campanha nacional de imunização. O público alvo é de crianças a partir de 5 anos e jovens com até 19 anos de idade.

No município a campanha de imunização teve início na última segunda-feira (10), em nove unidades básicas de saúde (UBS). Cinquenta e dois profissionais da área de saúde estarão mobilizados neste sábado para atender o público. É importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação das crianças e dos adolescentes.

De acordo com a enfermeira e referência técnica de Imunização da Secretaria de Saúde, Janeiva Pires, a estratégia é destinada às pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma das duas doses necessárias.

“A vacina contra o sarampo evita complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. O calendário básico de vacinação oferece duas vacinas contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Aos 15 meses uma dose da tetra viral é aplicada para imunizar as crianças para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora)”, explica Janeiva. No calendário básico de vacinação são indicadas 02 doses de triviral para pessoas até 29 anos. E na faixa etária de 30 a 49 anos, uma dose de triviral. 

Salas de vacina

Neste sábado em Timóteo, a vacina contra o Sarampo está disponível nas salas de vacina das seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Alegre (3847-7680), Ana Moura (3847-7679), Cachoeira do Vale (3847-7625), João XXIII (3847-7628), Limoeiro (3847-7677), Macuco (3845-3194), Primavera (3847-7619), Sede (3847-7631), Timotinho (3847-7623). 

Tenda da Saúde

Neste sábado (15) a Praça do Olaria recebe, entre 8h e 12h, a Tenda da Saúde no seu Bairro, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida que vai levar informações, conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis, panfletagem, blitz educativa. Também estão programados testes rápidos na Unidade Mário de Souza, no bairro Olaria. 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.