CREIA retoma atividades em março

Unidade atende alunos com deficiência visual e auditiva
PMT
I022105.jpg
CREIA

O Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean-Marie Lemaire (CREIA) retoma suas atividades a partir do dia 02 de março. Este ano, a unidade atenderá cerca de 80 alunos, com oficinas pedagógicas e terapêuticas, oferecidas no horário de 13h às 18:30, de segunda a sexta. O CREIA é vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo. A unidade está localizada no Centro Virginie Petit (Rua 01, nº 147, Bairro João XXIII), e o telefone de contato é 3847 4336.

Este ano, serão oferecidas as oficinas de Informática adaptada para deficientes visuais e auditivos, Braille, Sorobã, Libras, artes, PEVI (Práticas Educativas para uma Vida Independente), música, Canto Coral, e educação física (dança, orientação e mobilidade, ginástica). O CREIA oferece ainda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), acompanhamento pedagógico para surdos e cegos, assistência educacional aos surdos, além das oficinas terapêuticas de psicologia, fonoaudiologia e assistência social.

“O CREIA busca estimular a maior autonomia e independência das pessoas com deficiência visual e auditiva para que eles tenham melhor qualidade de vida”, destaca a diretora da escola, Deivia Mesquita, salientando a importância das oficinas de PEVI e de educação física que facilitam a prática de ações rotineiras como cozinhar, fazer tarefas domésticas e atravessar rua, com a maior mobilidade das pessoas com deficiência visual.

Além das oficinas, o CREIA também oferece merenda escolar e transporte para o deslocamento dos alunos de casa para a escola e vice-versa. “São disponibilizados dois ônibus adaptados para pessoas com dificuldade de mobilidade, que atendem as condições de segurança e conforto de segunda a sexta-feira”, informa a diretora. O CREIA também oferece a oficina de alfabetização em Libras destinado aos deficientes visuais, que foi implantada no ano passado.

Fonte : PMT

Compartilhe: