Tenda da Saúde estará na praça do Olaria II neste sábado

Vacinas, testes rápidos e orientação para uma vida mais saudável
PMT
I022106.jpg
Tenda da Saude

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo movimenta a Praça do Olaria II, neste sábado, de 8h às 12h, para orientar a população na adoção de hábitos de vida saudáveis. Com a aproximação do feriado de Carnaval, o Serviço de Atenção Especializada ( SAE) distribuirá preservativos e panfletos informativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.  Entre as atividades da Tenda da Saúde também serão oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, e Hepatites Virais B e C que serão realizados no interior da Unidade de Saúde Mário de Souza, próxima à Praça do Olaria II. 

O sábado (15/02) também é o dia “D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo para crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos.  A imunização é para as crianças e jovens que estão com cartão de vacinas incompleto, com apenas uma dose da vacina Triviral. É necessário que o público alvo da campanha tenha as duas doses da vacina Triviral registradas no cartão para que seja dispensado da imunização. 

A Gerente de Saúde Coletiva, Madalena Rodrigues, chama atenção para a atualização do cartão de vacinas, quando serão disponibilizadas doses de vacina contra o HPV, Tétano, Difteria e Febre Amarela. 

A gerente enfatizou ainda a necessidade de alertar a população quanto aos cuidados com os quintais, calhas e vasilhames que podem virar criadouro do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O alerta se intensifica no período de chuvas alternadas com o calor, o que favorece a infestação por larvas do Aedes aegypti que se transformam em inseto adulto em tempo récorde.

A ação da Tenda da Saúde é uma iniciativa da Secretaria para levar informação e esclarecimento à população sobre os agravos à saúde e reforçar a prevenção de doenças.
 

Fonte : PMT

Compartilhe: