Prefeitura de Timóteo divulga cronograma de audiências para discussão do Plano Diretor

Documento, que deveria ter sido atualizado até 2014, terá como foco o desenvolvimento sustentável
PMT
I022132.jpg
Plano Diretor

O Município de Timóteo inicia no dia 9 de março as audiências públicas para a revisão do Plano Diretor Participativo. Essa revisão deveria ter sido feita até 2014, conforme determinação do Estatuto da Cidade. Entretanto somente em 2019, a atual gestão da Prefeitura de Timóteo encaminhou a elaboração desse importante instrumento de desenvolvimento.

A tomada de preços nº 007/2019 para a contratação de empresa especializada foi encerrada em setembro de 2019 e vencida pelo Consórcio Ecotécnica/Detzel, com o valor de R$ 399.851,05. Em novembro foi lançada a revisão com a apresentação de como será feito o diagnóstico. 

O Plano Diretor é o marco legal da política de desenvolvimento de um Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na utilização e desenvolvimento dos espaços urbanos e na oferta dos serviços públicos. 

“A revisão do Plano Diretor Participativo vai levantar informações sobre os serviços, mobilidade urbana, estrutura física, saneamento básico, dentre outras, a respeito do nosso Município. A partir desse diagnóstico vamos propor soluções para esses problemas e sugerir ideias para a cidade que queremos”, explicou Fabrício Araújo, secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente.

Identidade

A discussão do Plano Diretor Participativo será feito em oito etapas ao longo do ano, com a realização de audiências públicas e reuniões em todas as regionais do Município. Ou seja, os moradores de Timóteo terão a oportunidade de ajudar por meio da apresentação das suas demandas e necessidades, definindo as diretrizes e propostas que, após serem aprovadas coletivamente, serão transformadas em lei.

Um dos principais pontos na revisão do Plano Diretor é o incentivo à participação popular e a transparência na divulgação das informações. O passo a passo do processo será disponibilizado no site e nas mídias sociais da Prefeitura de Timóteo. Também foi criada uma comissão de acompanhamento que contará com 60% de participantes representando a sociedade civil organizada e 40% do Poder Público. 

“O ponto central do Plano é a retomada do desenvolvimento para termos uma cidade pujante, equilibrada socialmente e economicamente, na qual as normas e critérios tenham validade para todos”, afirmou o prefeito de Timóteo Douglas Willkys. Para ele, “o documento tem que ter a identidade da população timotense para a cidade caminhar com estabilidade e credibilidade em direção ao futuro”.

Cronograma das audiências

09/03 (Segunda-feira) - 19h – 1ª Consulta pública comunitária - Setor 1 (Região Sul), Bairros Ana Malaquias, Ana Rita, Bela Vista, Centro Sul, Fazenda Boa Vista, Nossa Senhora das Graças, Santa Cecília e São José.
Local: Auditório da Prefeitura de Timóteo 

19h - 1ª Consulta pública comunitária - Setor 2 (Região Sudeste), Bairros Córrego do Caçador, Coqueiro, João XXIII, John Kennedy, Primavera e Timirim. 
Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita) 

10/03 - (Terça-feira) – 10h - Reunião setorial com representantes dos segmentos da sociedade civil organizada. 
Local: Auditório da Prefeitura

19h - 1ª Consulta pública comunitária - Setor 3 (Região Nordeste): Bairros Cruzeirinho, Eldorado, Passaredo, Novo Horizonte, Olaria, Quitandinha e Santa Maria. 
Local: IMETT

19h - 1ª Consulta pública comunitária - Setor 4 (Região Norte): Bairros Bromélias, Centro Norte, Funcionários, Getúlio Vargas, Vila dos Técnicos e Serenata.
Local: CEFET

11/03 (Quarta-feira) - 19h - 1ª Consulta pública comunitária - Setor 5 (Região Oeste):
Distrito de Cachoeira do Vale e bairros Alvorada, Novo Tempo, São Cristóvão, Timotinho e Vale Verde.
Local: Escola Municipal de Educação Infantil João Bolinha

19h - 1ª Consulta pública comunitária - Setor 6 (Região Sudoeste): Bairros Ana Moura, Alvorada, Novo Tempo, São Cristóvão, Timotinho e Vale Verde.
Local: Escola Municipal de Timóteo

12/03 - (Quinta-feira) - 19h - 1ª Consulta pública comunitária - Setor 7 (Região Leste) - Bairros Alegre, Alphaville, Limoeiro, Nova Esperança, Macuco, Santa Terezinha, Recanto do Sossego e Recanto Verde.
Local: Escola Haydée de Souza Abreu

13/03 - (Sexta-feira) - 19h - Audiência Pública com toda a população
Local: Auditório da Prefeitura
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem