Profissionais de saúde da região são capacitados sobre coronavírus

Evento foi realizado pela Secretaria de Saúde de Timóteo em parceria com a Superintendência Regional de Saúde
Coronavírus Capacitação

Cerca de 120 médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem ligados à assistência primária, Estratégia de Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento e aos hospitais e a equipe de referência técnica da região participaram de uma capacitação sobre coronavírus na tarde desta quinta-feira, 20, no auditório da Prefeitura de Timóteo. A iniciativa partiu da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo em função da gravidade da epidemia que tem origem na China l.

O evento contou com a parceria da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, sendo que o treinamento foi ministrado pela médica infectologista Mariana Vasconcelos Costa Araújo, da rede municipal de saúde de Timóteo. A gerente da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Timóteo, Madalena Rodrigues, explicou que a capacitação visa alinhar o protocolo do manejo clínico sobre o atendimento ao coronavírus, denominado de Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelos 35 municípios que compõem a SRS.

De acordo com a infectologista, a área de saúde está numa etapa de planejamento, de educação em saúde, visando capacitar seus profissionais com os conhecimentos gerais sobre a doença, principalmente, os sintomas, formas de transmissão conhecidas até o momento, de prevenção e de manejo clínico. “A capacitação oferece informações a respeito do coronavírus do ponto de vista técnico, buscando facilitar a identificação precoce de qualquer paciente suspeito de infecção pelo novo vírus”, comenta Mariana Araújo, explicando que a doença é um tipo de gripe que pode virar uma pneumonia grave e levar ao óbito.

As medidas mais eficazes de prevenção estão ligadas às medidas de higiene, como questões sanitárias, de limpeza dos ambientes, de etiqueta da tosse e higiene das mãos.

Galeria de Imagem