Secretaria de Saúde cobra mais humanização nos atendimento da UPA

Em 45 dias de atuação, a UPA já realizou cerca de 6 mil atendimentos, a grande maioria de casos poderiam ser resolvidos nas unidades de saúde
PMT
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UPA - Atendimento

"Sabemos que o início de funcionamento da UPA seria um momento difícil, pois tudo começou do zero. Hoje já podemos detectar algumas melhorias que precisam ser adequadas para humanizar ainda mais o atendimento. Já estamos cobrando da empresa à adequação na prestação do serviço”. Foi com essa afirmação que o secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais, se referiu aos 45 dias de funcionamento da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro e dos números apresentados pela instituição responsável pela gestão da unidade. 

O Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) informou à Secretaria que nos últimos 45 dias a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro registrou aproximadamente seis mil atendimentos, dos quais 4.200 foram classificados como verde; 1.300 classificados como amarelo; e cerca de 500,  classificação de risco. 

Ou seja, a maioria das assistências poderia ser feita nas unidades básicas de saúde, o que contribuiria para a agilidade nos atendimentos dos casos que realmente são de urgência e emergência. A totalidade dos atendimentos feita na UPA, ou seja 98%, foram de cidadãos de Timóteo.

A HMTJ explicou que um dos objetivos da gestão é a busca permanente pela qualidade e humanização do atendimento e por isso tem realizado treinamentos e acompanhamentos diários junto às equipes. “Sabemos dos desafios na melhoria do serviço de saúde no município e neste início de operação, adequações e substituições de colaboradores foram realizadas com o objetivo de oferecer um serviço em saúde de qualidade”, apontou o HMTJ. 

Segundo a organização de serviços em saúde (OSS), até a data de 9 de março, 12 colaboradores foram desligados da unidade, após a avaliação de competência e os outros por iniciativa própria, sendo em sua maioria a dificuldade de conciliação de outro trabalho que o colaborador já possuía. 

A avaliação de desempenho dos colaboradores da UPA Geraldo dos Reis Ribeiro é um mecanismo de gestão, conforme explicou a gerência da entidade, que visa manter os altos índices de resolutividade dos casos que chegam à unidade. 

Fonte : PMT

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