Município de Timóteo adota medidas preventivas para pacientes com sintomas gripais suspeitos de coronavírus

No mês de fevereiro, a Vigilância Epidemiológica em parceria com a SRS de Coronel Fabriciano, realizou uma capacitação sobre os protocolos para o enfrentamento à infecção
PMT
I022216.jpg
Capacitação Coronavírus

A Vigilância Epidemiológica de Timóteo confirmou nesta quarta-feira (11) que quatro pessoas de uma mesma família, que retornaram recentemente de Orlando, EUA, estão em isolamento domiciliar após duas pessoas apresentarem sintomas gripais. Como retornaram dos Estados Unidos no dia 5 de março foi ativado alerta para monitoramento de casos suspeitos de Covid-19.

Ambas procuraram atendimento no dia 10/03 no Hospital Márcio Cunha, que recomendou isolamento domiciliar. A primeira paciente, de 18 anos, apresentou um quadro de dor de garganta, mas nega febre. Já a segunda paciente, de 49 anos, tinha um quadro de tosse, mialgia, obstrução nasal e coriza.

Elas permanecerão em isolamento domiciliar por um período de 14 dias ou até sair os resultados das amostras de exame, que já foram coletadas para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

A Vigilância Epidemiológica de Timóteo manteve contato com as pacientes e informou que estão tranquilas e passam bem. Foi solicitada uma relação de pessoas com as quais elas mantiveram contato para a adoção de medidas preventivas. Na sexta-feira (13), uma equipe de saúde da rede municipal fará uma visita às pacientes que estão em isolamento para monitoramento e avaliação do quadro clínico. 

A Vigilância Epidemiológica em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou nos dias 20 e 27 de fevereiro uma capacitação sobre os protocolos para o enfrentamento ao coronavírus, denominado de Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O treinamento foi direcionado para médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem ligados à assistência primária, Estratégia de Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais dos municípios sob a jurisdição da SRS.

Portanto, os profissionais da linha de frente das instituições de saúde do Município estão treinados e preparados para identificar e atender pacientes que apresentarem os sintomas do coronavírus. Todas as unidades médicas/hospitalares do município estão alertas e preparadas para agir.  As medidas eficazes de prevenção estão ligadas à higiene, incluindo questões sanitárias, limpeza dos ambientes, etiqueta da tosse e higiene constante das mãos. Maiores informações sobre o COVID-19 podem ser obtidas na Secretaria de saúde/Vigilância Epidemiológica no número 3847-7629.
 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem