Prefeitura de Timóteo abre prazo em caráter excepcional para pedido de redução de IPTU

Aposentados, pensionistas e desempregados que se enquadram nos critérios devem agendar atendimentos na Praça Cidadã por telefone ou WhatsApp
Praça Cidadã

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, abre nesta quarta-feira (18) em caráter excepcional o prazo para pedido de redução do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) para aposentados e pensionistas, que recebem até o teto do INSS; desempregados (as) há mais de um ano e cuja renda mensal anterior não ultrapasse a R$ 4.395,00 (no período em que estava empregado); e pessoas cuja renda não ultrapasse a um salário mínimo e que estejam inscritas no CadÚnico. O prazo para o pedido vai até 27 de março. O decreto autorizando a redução é o de nº 5.267/2020.

Agendamento

Em virtude da pandemia, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus decidiu que todos os atendimentos na Praça Cidadã, na Prefeitura de Timóteo (Avenida Acesita, nº 3230, bairro São José) passam a ser feitos somente por meio de agendamento. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas e a possível transmissão do vírus.

As pessoas com o direito à redução de IPTU devem procurar a Praça Cidadã,  entre 12h e 18h, ou o Posto de Atendimento localizado no Terminal Rodoviário, de 12h30 às 17h30, com os documentos exigidos, somente com o agendamento.

Com o objetivo de evitar o deslocamento do contribuinte até a Praça Cidadã, o requerimento de redução de IPTU deve ser feito preferencialmente pela internet no endereço eletrônico reducaoiptutimoteo@gmail.com.

Já o agendamento para ser atendido presencialmente pode ser feito por meio do WhatsApp, número (31) 99499-2681, que só recebe mensagem, e também pelo telefone 3847-4745, entre 9h e 17h30, incluindo aí outros serviços (contadores, imobiliárias, servidores, entre outros).

A Secretaria de Fazenda também disponibilizou outros canais para tirar dúvidas sobre IPTU – consultaiptutimoteo@gmail.com; no caso de ITBI, fiscotimoteoitbi@gmail.com; notas eletrônicas e notas avulsas o endereço eletrônico fiscotimoteo@gmail.com. O prazo para responder as dúvidas é de cerca de dois dias.

Acesso

Para conter o risco de transmissão do coronavírus, a Praça Cidadã, no Paço Municipal da Prefeitura de Timóteo, terá acesso ao público controlado.

Gustavo de Oliveira Goncalves
O Pedido de redução do IPTU é para o ano de 2020 ou 2021?????