Decreto determina suspensão do comércio varejista e de prestação de serviços em Timóteo

Norma vale a partir de sábado (21/03), mas assegura funcionamento de atividades essenciais como supermercados, farmácias, açougues, padarias, lojas de ração, entre outros
PMT
I022237.jpg
Norma determina funcionamento do comércio durante

Um novo decreto (nº 5.271) publicado nesta sexta-feira (20/03) pela Prefeitura de Timóteo amplia a adoção de medidas de prevenção e enfrentamento à propagação da Covid-19 (novo coronavírus). 

As novas determinações foram discutidas e acordadas durante reunião realizada nesta sexta-feira com a presença do prefeito Douglas Willkys, dos secretários municipais Eduardo Morais (Saúde) e Fabrício Araújo (Planejamento), de representantes da Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACE/CDL) de Timóteo; do Sindicato do Comércio do Vale do Aço (Sindcomércio); e do Sindicato dos Comerciários de Timóteo e Coronel Fabriciano (Secteo CF). 

A partir do sábado, dia 21 de março, estão suspensas por um período de 30 dias as atividades de comércio varejista e de prestação de serviços, exceto aqueles que comercializem bens e serviços e que sejam indispensáveis para o sustento do dia a dia, como supermercados, mercados, mercearias, sacolões, açougues, peixarias e demais de gêneros alimentícios. 

Comércios

Também se enquadram nesses serviços essenciais padarias, lanchonetes, farmácias, drogarias, incluindo de manipulação e comércio de insumos de saúde; lojas de ração e cuidados a animais; postos de combustíveis; distribuidoras de gás de cozinha e água mineral. É recomendável que esses estabelecimentos promovam, caso seja possível, rotina de rotatividade/revezamento entre os funcionários para reduzir o número de pessoas nos estabelecimentos. 

Está mantida a suspensão das atividades de academia, centro de ginástica, estúdios esportivos; reuniões, cultos, celebrações, clubes, saunas, quadras, campos desportivos e eventos culturais. A aglomeração de pessoas em capelas e cemitérios está limitada à presença de familiares no momento do sepultamento. As atividades de bares, botecos e similares também estão suspensas. Caso possam fazer entregas em domicílios, a sugestão é que adotem essa prática.

As medidas seguem alinhadas com as iniciativas adotadas em Coronel Fabriciano e Ipatinga. 
A avaliação do prazo de suspensão em Timóteo será feita semanalmente levando em conta a evolução da pandemia.

No caso de instituições financeiras, bancos, casas lotéricas deverão adotar medidas de não aglomeração e evitar filas, mantendo distanciamento mínimo de dois metros entre si.

O descumprimento dessas medidas pode gerar autuação aos estabelecimentos; em caso de reincidência será aplicada multa de 300 Unidades Padrão Fiscal do Município de Timóteo (UFPMT), hoje cotada a R$ 2,93 cada. Tornando-se recorrente o descumprimento, além de multas, terá o alvará de localização cassado com denúncia encaminhada ao Ministério Público. 

Prefeitura de Timóteo

Todas as atividades não essenciais nas dependências da Prefeitura de Timóteo serão suspensas, assim como prazos processuais de processos administrativos do âmbito do Poder Executivo municipal; de requerimentos dos cidadãos como pedidos de isenções, renovações de permissões, autorizações e licenças e retificações de dados.

Já as atividades essenciais como na área da Saúde estão mantidas. Outras que também se manterão em funcionamento face da necessidade do funcionamento da máquina pública são as seguintes: manutenção e conservação dos prédios públicos, vigilância patrimonial, contabilidade, tesouraria, contabilidade, receita municipal, medicina e segurança do trabalho, compras, licitações e pregões, almoxarifado, varrição, capina, poda, coleta e transporte de lixo e recicláveis, obras emergenciais, defesa civil, Conselho Tutelar, CRAS edição e publicação de atos oficiais.


 

Fonte : PMT

Compartilhe:

VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que possam comprometer sua imagem.

Idelzita Schneider
Neste momento de muitas lojas fechadas por um período longo, vamos ter mais segurança nas ruas?

João
E quem vai pagar o salário desse povo parado?

Welliton
Quem ira pagar os meus alugueis, funcionarios, os impostos, boletos da cdl do sindicato? Padaria, lanchonete, postos de combustiveis terão sua rotina pouco alterada, e nos? Simples comerciantes que vivemos do pouco que nao pagamos de impostos? Quem vai pagar essa conta?

Idelzita Maria de Oliveira Schneider
Penso que ainda está ficando comércio aberto, como lanchonetes, bancos, podem ficar só atendimento no caixa rápido.

Antonio de Paiva Morais
São medidas essenciais e fundamentais para evitar a proliferação do COVID-19. # É preciso ser mais enfaticos com a quarentena dos idosos. # Os depósitos de material de construção estarão fechados , precisava ter uma escala de plantão para vendas de reparos mais urgentes, pricipalmente hidráulicos.

Karla
Penso.que esta medida de fechar tudo .poderá causar ainda mais prejuízos para os comerciantes.a vez que não se vende como pagar as despesas que não param de chegar.deveriam então colocar limite de pessoas dentro de cada ponto de comércio.principalmemte supermercado.com distribuição de álcool em gel mas entradas e máscaras.a vez que não tem como ficar sem comer.as crianças como ficaram.devem repensar nisto

CELIO NERIO PAVIONE
Como consigo o Decreto na integra, pois as informações estão incompletas, principalmente quanto ao prazo de duração da medida.

Tayara
O decreto não fala de salão de beleza e barbearias, se tiver um organização e revezamentos de horários, vão poder abrir?

IVIA MARCELLI
Esta parecendo que as pessoas que estão se opondo ao fechamento, não estão percebendo a situação em que o mundo se encontra. Paíse de primeiro mundo estão caóticos. Se não houver fechamento com as pessoas saudáveis, haverá fechamento depois que o caos e a doença estiver se instalado. não é um panorama que vá atingir somente um seguimento comercial, mas toda a sociedade. Salários, impostos, compromissos, solução será encontrada, o que não haverá solução é se não houver leitos e hospital para nossos pais, filhos, irmãos, esposos e esposas ou para nós. Pensemos mais no coletivo e menos no indivíduo.

Kayo Brito
Seria bom ter colocado nesse Decreto a suspensão do vencimento do IPTU em Timóteo....

Kayo Brito
Seria bom ter colocado nesse Decreto a suspensão do vencimento do IPTU em Timóteo....

Guilherme
Isto vale a partir de meia noite de hoje?? Alguém pode me auxiliar na informação. Obrigado

Rodrigo
Pensar no coletivo. E não no individual. É preferível sofrer tendo forças para se recompor depois do que não ter vida para continuar. Simples assim. Não é brincadeira. Tempos difíceis. Mas tudo passa. E quando passar sairemos mais fortes.

Danielle
Gostaria de saber se loja de BANHO E TOSA pet shop pode ficar aberto? Sendo só banho aos animais.

IVIA MARCELLI
Bom dia, Hoje fui tentar fazer um recalculo de uma taxa de alvará e a opção não esta mais disponível no site, bem como a opção de certidão on line. Agora mais do que nunca a prefeitura deve pensar em deixar o máximo de serviços disponíveis on line, inclusive protocolo de processos. Gostaria de uma posição de onde posso fazer esses serviços acima mencionados.

Gessica
O decreto não fala de salão de beleza, e barbearias, se tiver um organização e revezamentos de horários, vão poder abrir?

Tamila
Onde encontro esse decreto?

Maria eliza
Tem muitas lojas abertas ali em timoteo ... os patroes estao deixando a porta fechada e os funcionarios sao obrigados a trabalhar ma rua se expondo prestando servico a clientes

Walter
E transporte na rodoviária

Gessica
Onde consigo cópia do decreto na íntegra ?

ANTONIO CARLOS TAVARES
Parar até não é dificil, entendido até, por ser muito fácil essa decisão, porem dificil será manter depois uma crise que virá com toda certeza e ai serão dias dificieis, duas: saúde e financeira e possibilidades de faltar alimentos, remédios, desemprego em massa, quebra de muitas empresas e logistas e muito mais, vejo que o estado e o município deveria analisar com mais cautela, melhor seria trabalhar com a idéia de tudo funcionando, porém com normas de segurança rígidas, como: funcionários menores de 60 anos, uso de máscaras, álcool na limpeza geral, entre outras medidas de pé no chão, sem riscos de termos dois problemas daqui uns dias, sem esquecer nos saques e aumento de roubos, etc. pensem nisso, aqui somente uma opinião com objetivo de evitar quebra total do município.

Comuna virus
Quem é obrigado a continuar trabalhando não tem família,ou são imunes?se pra alguns mantendo o cuidado o trabalho é possível, porque pra outros não?

lilu
eu queria saber o que a prefeitura tem feito para aumentar os leitos de emergência e tb os leitos na UTI ...pq 8 são poucos demais...poderiam responder?