31/01/2017 - 16h49
Prefeitura de Timóteo inicia vistoria na frota de transporte escolar
Inspeção deve ser agendada entre os dias 1º e 6 de fevereiro junto ao departamento de Transporte e Trânsito da Secretaria Municipal de Obras


Foto de Arquivo - PMT
I009295.jpg
Vistoria visa garantir a segurança dos estudantes

A Prefeitura de Timóteo inicia a vistoria na frota de veículos credenciados para o transporte escolar no município. A inspeção será feita entre os dias 1º e 6 de fevereiro, das 8h às 11h30, no pátio do Departamento de Transporte e Trânsito da Secretaria Municipal de Obras, no bairro Primavera, conforme agendamento prévio. Todos os 119 veículos cadastrados para o serviço devem ser vistoriados semestralmente, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. 

“O objetivo da vistoria periódica é garantir a segurança dos estudantes e tranquilidade dos pais”, explica o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Jacob Ricardo. De acordo com dados da secretaria, dos veículos cadastrados para prestar o serviço, apenas 30% estão em situação regular. “A administração do prefeito Geraldo Hilário quer oportunizar que todos os permissionários regularizarem sua situação, promover adequações se necessárias e continuar a prestar o serviço de qualidade. Além disso, a vistoria semestral visa coibir o transporte escolar clandestino, situação que coloca a população em risco”, sintentiza. 

Durante a inspeção são verificados as condições de higiene, itens de segurança e equipamentos obrigatórios, tais como como faroletes, retrovisores, bancos, extintor, pneus, cintos de segurança, trava das portas, faixas laterais e traseira com a identificação de transporte escolar. Também são exigidos documentos pessoais do condutor, como atestado de antecedentes criminais,  carteira nacional de habilitação, certificado de curso de condutor escolar (Conforme Resolução do Contran 168/2004); e do veículo, certificado de registro e licenciamento com seguro obrigatório, certificado de verificação do tacógrafo. 

A renovação da vistoria (licença) é um dos documentos essenciais para o exercício legal da prestação de serviço, exigidos pela Prefeitura de Timóteo e órgãos de segurança. A taxa de vistoria para o primeiro semestre é de R$ 39,75 e pode ser quitada até o dia 28 de fevereiro.

Selo azul
Ao ser aprovado, o transporte escolar recebe um selo adesivo na cor azul referente a vistoria do primeiro semestre do ano, que é afixado no pára-brisa dianteiro, e o permissionário tem a autorização de tráfego renovada. Durante a vistoria, se identificado alguma irregularidade, é dado um prazo para reparar o problema, exceto itens de segurança e obrigatórios que devem ser solucionados imediatamente. Se isso não ocorrer, o permissionário fica impedido de prestar o serviço e poderá ter o veículo apreendido nas fiscalizações de rotina.

A fiscalização, que conta com o apoio da Polícia Militar, será intensificada após o período de vistoria. Mas a comunidade também pode colaborar com a segurança, ao contratar serviços devidamente credenciados e em situação regularizada. Basta solicitar a documentação do permissionário ou se informar junto ao Departamento de Transporte e Trânsito de Timóteo. 

Serviço

Vistoria de veículos do transporte escolar de Timóteo

De 1º ao dia 6 de fevereiro, das 8h às 11h30.
Departamento de Transportes e Trânsito (Rua Gardênia, 41, bairro Primavera). 
Mais informações: (31) 3847.4787.

 

 

 


Fonte : PMT





VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que posSAM comprometer sua imagem.

Nome:
Email:

Enviar