06/02/2017 - 17h07
Timóteo já vacinou mais da metade da população contra febre amarela
Secretaria de Saúde aplicou mais de 48 mil doses; Prefeitura continua com horário de vacinação ampliada para garantir proteção para toda comunidade


PMT
I009312.jpg
Vacina disponíveis nas unidades de saúde Timoteo

Mais de 48 mil pessoas já estão protegidas contra a febre Amarela em Timóteo. O número representa 55,4% da população, conforme balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta segunda-feira (06/02). Nos bairros da zona rural – Licuri, Celeste, Macuco, Petrópolis, Limoeiro Velho e Recanto do Sossego – o município já garantiu a cobertura de 100% dos moradores. 

Mesmo com os bons índices de imunização, a Prefeitura de Timóteo segue com o plano de contingência para prevenir casos de febre amarela na cidade. A Administração Municipal mantém um posto especial no Terminal Rodoviário, no Centro Norte, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h. As doses também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde Macuco, Limoeiro, Alegre, Primavera, Praça 29 de abril, Distrito de Cachoeira do Vale, Ana Moura e Timotinho durante o horário de funcionamento das salas de vacinas. 

“O nosso objetivo é imunizar toda a população contra febre amarela. O posto no Terminal Rodoviário, por exemplo, dá oportunidade aos trabalhadores do comércio, às pessoas que chegam ou estão de saída da cidade e também aqueles que não podem comparecer às unidades de saúde no seu horário de funcionamento, terem acesso à vacina”, justifica a gerente de Saúde Coletiva, Eunice Silveira. 

Timóteo não tem casos confirmados ou suspeitos de febre amarela. Mas a profissional explica que por Timóteo estar localizado em área de recomendada para vacinação conforme o Ministério da Saúde. “Mesmo para as pessoas que vacinaram a primeira vez há menos de 10 anos, a orientação é procurar o posto de vacinação mais próximo para garantir a dose de reforço. Para garantir a proteção é preciso tomar as duas doses”, alerta Eunice Silveira. 

Parcerias contra a doença

A Prefeitura de Timóteo também mantém parceria com as empresas e entidades de classe para ampliar o acesso à vacinação. Conforme a disponibilidade de doses, a Secretaria de Saúde realiza imunização itinerante ou fornece as vacinas para as instituições que contam com ambulatório médico e de enfermagem, otimizando o atendimento nas salas de vacinas da rede municipal. O agendamento prévio pode ser feito pelo telefone 3847-7632. 

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela. É transmitida pela picada de mosquitos transmissores infectados. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina), neste caso, a orientação é procurar a unidade básica de saúde mais próxima para o correto diagnóstico e tratamento.

A forma mais eficaz de evitar a doença é a vacinação. A dose gratuita está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacina deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.

Com informações do Ministério da Saúde.

 


Fonte : PMT




Galeria


VEJA TODOS COMENTÁRIOS


ATENÇÃO: Este comentário será moderado, podendo ser aprovado ou não. Evite palavras que posSAM comprometer sua imagem.

Nome:
Email:

Enviar