15/02/2017 - 15h09
Prefeitura incentiva produtores a ampliar a geração de renda
Plano de Ação do governo de Timóteo busca incremento da produção própria

Agricultores Celeste

A Prefeitura de Timóteo coloca em prática um plano de ação focado no incentivo e incremento à geração de renda de grupos organizados no município. Objetivo definido pelo prefeito Dr. Geraldo Hilário ao determinar esse plano de ação é amplar as parcerias já estabelecidas e trazer novos atores no processo visando ao abastecimento de entidades e setores da própria Administração Pública.

Os produtores integrantes da Associação de Moradores da Agricultura Familiar do Celeste fazem parte desse plano de ação. Uma equipe composta pela Assistente Administativa da Secretaria de Planejamento e Gestão, Silvia Araújo Nunes, pela Coordenadora da Merenda Escolar na Secretaria de Educação, Patrícia Bessoni, e pelo técnico agrícola, Edmilson Ramundo Campos, da secretaria de Obras, esteve reunida com os membros da Associação.

Levantamento de demandas dos produtores rurais e alinhamento com as necessidades de compras locais do município foram os temas abordados durante encontro com os moradores, realizado na última quinta-feira (09/02) com o objetivo de beneficar o maior número possível de produtores. O município precisa adquirir produtos para garantir o fornecimento da merenda nas escolas e creches e cumprir a legislação que prevê gastos de no mínimo 30 por cento dos recursos com os produtores locais.

A Coordenadora da Merenda Escolar na Secretaria de Educação, Patrícia Bessoni, apresentou as necessidades de produtos, de acordo com o cardápio já estabelecido no município. Os produtores, por sua vez, colocaram a viabilidade de atendimento, inclusive em relação à quantidade. Eles apresentaram também outras possibilidades de produtos que eles cultivam e que tambem podem ser inseridos no cardápio definido pela educação.

Produtores Satisfeitos

A Associação de Moradores da Agricultura Familiar do Celeste engloba 12 famílias de produtores.  Para a presidente da entidade, Marlene Imaculada Caldeira, a reunião com a equipe do governo foi importante para levar boas expectativas aos membros da entidade que vão trabalhar com mais tranquilidade. “A gente tinha essa esperança de fazer essa parceria bacana com a Prefeitura e eu tenho certeza que vai dar certo pela conversa que tivemos. Temos certeza que vai ser uma parceria bacana e nós vamos poder atender as necessidades das escolas e creches”, afirmou Marlene Imaculada.

Os agricultores do Celeste fornecem atualmente para o município alimentos processados como temperos caseiros, rosquinha de nata, sequilhos de coco, bolo e produtos da agricultura familiar como couve, alface, cebolinha, salsinha e mandioca. “A gente viu que a Administração de Timóteo tem interesse em aumentar a compra dos produtores. Então isso significa que a gente vai poder plantar mais e dar continuidade aquilo que a gente já faz, trabalhando aqui mesmo em nossa terra, e fornecendo um produto de qualidade para as crianças”, completou.