10/03/2017 - 17h36
Farmácias municipais tem horários diferenciados de atendimento
Usuários de Timóteo que retiram medicamentos gratuitamente nas unidades de saúde são atendidos por profissionais técnicos e farmacêuticos.

I009522.jpeg
Farmacias

A Secretaria de Saúde de Timóteo informa à população os horários para atendimento nos dez postos de dispensação de medicamentos. A distribuição dos medicamentos é realizada de forma descentralizada com o objetivo de proporcionar maior comodidade para os usuários que passam pelo atendimento médico, recebem a receita e retiram gratuitamente o medicamento indicado pelo profissional de saúde.

O atendimento das farmácias municipais tem horários diferenciados conforme o turno do profissional que atende na unidade, nos horários a seguir: Timotinho (7:30 às 12:30h e de 13 às 18h), Primavera (7:30 às 12:30h), Quitandinha (11 às 16:45h), Sede/Pça. 29 de Abril (7 às 12h), Cachoeira do Vale (7 às 16:50h), Alegre (11 às 16:45h), Limoeiro (7h às 13h), Macuco (7 às 13h), Saúde Mental /Olaria (7:30 às 12:30h) e Centro de Testagem e Acompanhamento – CTA do programa DST/Aids na unidade do Primavera (7:30 às 12:30 horas).

De acordo com Diogo Silva Nascimento, coordenador de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, os profissionais que atuam no atendimento são habilitados para a função que exercem, sendo farmacêuticos ou técnicos de farmácia. “O atendimento é criterioso para garantir que os pacientes sigam as orientações corretamente”, explica.

As nove farmácias municipais instaladas nas Unidades Básicas de Saúde de Timóteo e, ainda, o CTA são responsáveis pela distribuição de 180 tipos de medicamentos gratuitos, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e também da rede particular. Os medicamentos mais comuns são para pressão alta, diabetes, depressão, infecções, verminoses, cólicas, enxaquecas, queimadura, inflamações, anticoncepcionais, preservativos masculinos e psicotrópicos, todos padronizados pelo Ministério da Saúde.

Reabastecimento

A Secretaria de Saúde na atual administração já está reabastecendo os estoques de medicamentos da lista básica, enviados de forma gradativa pelo Estado.