15/03/2017 - 17h55
Geraldo Hilário assume 1ª secretaria da Assembleia Metropolitana
Escolha ocorreu durante a primeira reunião da Agência RMVA com Prefeitos e Vereadores eleitos no último pleito

Asembléia ARMVA

O prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário, participou da primeira reunião da Assembleia Metropolitana nesta quarta-feira (15/03), na sede da Agência de Desenvolvimento Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) em Ipatinga. A reunião foi marcada pela eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Metropolitana. O prefeito Dr. Geraldo Hilário foi escolhido para ocupar o cargo de 1º secretário da Assembleia.

A reunião contou com a presença dos prefeitos da região eleitos no último pleito, assim como os presidentes de Câmaras e vereadores da região, e representante da Assembleia Legislativa de MG. A mesa da Assembleia Metropolitana ficou assim composta: Presidente – Presidente da Câmara de Ipatinga, Nardyello Rocha, Vice-Presidente – o Deputado Estadual, José Célio Alvarenga, o Celinho do Sintrocel, 1º secretário – o Prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário, 2º secretário- Prefeita de Santana do Paraíso, Luzia Teixeira de Melo, 1ª Vogal- Presidente da Câmara de Timóteo, Adriano Alvarenga e 2ª Vogal- Presidente da câmara de Coronel Fabriciano, Leandro Xingozinho.

Durante a reunião, o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (FDM) foi tema destaque. Na oportunidade, o Diretor Geral Interino Luciano Machado falou aos presentes da necessidade do aporte dos municípios, tendo em vista que os recursos obtidos serão destinados a projetos de interesse comum que contribuirão para o desenvolvimento da região como um todo. O Diretor aproveitou para comunicar aos presentes o aporte do Governo Estadual de R$ 516.000,00 fato inédito desde a criação da Agência. “O grande objetivo do fundo é somar forças para que dessa forma possamos desenvolver projetos de grande porte, que por sua vez muitas cidades sozinhas não seriam capazes de executar”, destaca o Diretor.

Plano Diretor

O PDDI foi outro assunto exposto aos presentes.  O plano que vem sendo elaborado em um processo amplo e participativo, vai possibilitar a sistematização dos problemas territoriais da nossa região. O trabalho encontra-se em fase final de aprovação. Segundo o Deputado Celinho do Sintrocel, este será um plano de grande ganho para a população. “Temos a honra de ter aqui uma região metropolitana, dessa forma poderemos traçar ações conjuntas para um desenvolvimento integrado. Agora o mais importante é buscar a efetividade através de uma unidade politica local”, destacou o Deputado.

Na oportunidade a Agência RMVA apresentou os avanços do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), e falou da importância desse instrumento para gerir e planejar as funções públicas de interesse comum dos municípios metropolitanos.