16/03/2017 - 17h54
Prefeitura de Timóteo vai pavimentar ruas no Bromélias e Centro Norte
Quatro vias de grande trânsito nos bairros serão asfaltadas; Obras de recapeamento asfáltico também vão contemplar outros pontos da cidade.

Lotes

As Ruas Jovino Augusto da Silva, Ana Letro Stacks, José Fernandes e a Avenida Otaviano Euzébio da Costa, alguns dos principais corredores viários dos bairros Bromélias e Centro Norte de Timóteo, receberão obras de recapeamento asfáltico. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (15/03), pelo prefeito Dr. Geraldo Hilário Torres, em reunião com a comunidade, lideranças do Setor Norte e vereadores.

“Vamos limpar a pauta, resgatar investimentos e, independente de partido político, dar continuidade ao que estiver parado. O importante é fazer chegar o recurso para a cidade e executar as obras para melhorar a vida das pessoas”, ponderou o prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário. A pavimentação das vias no Bromélias e Centro Norte será iniciada nos próximos dias e integram um amplo pacote de obras de recapeamento asfáltico em Timóteo.

As intervenções serão realizadas em 17 ruas da cidade contemplando, além do Bromélias e Centro Norte, os bairros Alvorada, Santa Cecília, Timirim, Centro Sul, Ana Malaquias e Ana Rita (a lista completa está ao final da matéria). O investimento é R$ 3,2 milhões, assegurados junto ao governo do Estado, por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), abrangendo 41 vias no total. As obras foram iniciadas em 2016 e, com recurso em caixa, são retomadas pela atual Administração Municipal.

Estiveram presentes na reunião, os vereadores Adriano Alvarenga (presidente da Mesa Diretora), Adriano Marcos – Tibata, Fábio Campos da Costa – Binha, Geraldo Naninco, Geraldo Magela Gualberto, Leanir José de Souza - Zizinho, Raimundo Nonato Vieira – Raimundinho, Pastora Sônia Ribeiro, Wladmir Geraldo de Lana; Wantuil José, representando a Associação dos Moradores do Bairro Bromélias; o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Carlos Vasconcelos, e os secretário de Obras, Jacob Ricardo; de Saúde, César Luz e de Administração, Guaraciaba Martins.

Comunidade aprova

O encontro com a comunidade aconteceu no “Clube da Vovó – Cabelos de Prata”, situado à rua Jovino Augusto da Silva, no Bromélias, por onde serão retomadas as obras. Diariamente, cerca de 70 pessoas, a maioria idosos, participam das atividades de promoção da saúde e social oferecidas no local. “Esta obra é muito bem-vinda. A rua está com muitos buracos, meios fios quebrados e faz tempo que pedimos melhorias”, observa Carmelita Costa Alvarenga, 79 anos, vice-presidente do Clube das Vovós e moradora da via há mais de 64 anos.

As intervenções também foram elogiadas pela empresária Benedita Josefina, 49, e a membro da diretoria da Associação de Moradores do Bromélias e presidente do Conselho de Segurança Pública 1 (Consep), Cléria Maria. “Pedimos o asfalto para ruas que realmente precisam, por receber o trânsito de veículos mais pesado e rápido. Nas demais, por questões ambientais, o pavimento de bloquete atende”, pontua Cléria Maria. “Depois do asfalto, reivindicamos a sinalização e passagens elevadas para garantir a segurança”, completa Benedita. Wantuil José, também integrante da diretoria da Associação de Moradores, destacou que o problema vinha sendo discutido há mais de dez anos e os moradores cobrando as melhorias nas vias.

A maioria dos logradouros que serão asfaltados conta com pavimento (bloquete ou pedra), mas está comprometida pela ação do tempo e fluxo pesado de veículos. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana, garantindo mais condições de tráfego e segurança aos corredores viários, tanto para os motoristas quanto pedestres. A empresa licitada para a execução da obra é Construtora Engepav Ltda e o prazo de conclusão é de 10 meses.

Ruas contempladas:

•    Bromélias / Centro Norte: Rua Jovino Augusto da Silva; Rua Ana Letro Stacks; José Fernandes Almeida e Avenida Otaviano Euzébio da Costa
•    Alvorada: Rua Rio São Francisco; Rua Domingos Pereira Sobrinho; Rua Gregório Coelho de Morais; Rua São Paulo e Rua Joaquim Flores da Costa.
•    Santa Cecília: Rua Equador e Rua Argentina.
•    Timirim: Rua 36.
•    Centro Sul: Rua 13 de Maio.
•    Ana Malaquias: Rua Maria Silveira Marcolino e Rua Congonhas.
•    Ana Rita: Avenida Acesita e Rua Bélgica.