17/03/2017 - 17h08
Timóteo debate Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Construção do projeto terá a participação da população através de consulta pública

Plano de Gestão Resíduos Solidos

O município de Timóteo está elaborando o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que estabelecerá as diretrizes e os instrumentos técnicos e econômicos para a gestão de cada tipo de resíduo gerado na cidade. A construção do plano foi iniciada este ano, e contará com a participação da população, através de consulta pública, que poderá opinar e indicar soluções de gestão.

O documento preliminar do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos será concluído até o dia 23 de março, e publicado no site da Prefeitura de Timóteo (www.timoteo.mg.gov.br) para consulta pública a partir do dia 24 de março. No dia 03 de abril, haverá uma audiência pública que tratará do assunto. O encontro acontece na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo (Rua 20, n 321, bairro Olaria), às 19h.

A reunião tem por objetivo dar publicidade ao plano, bem como permitir a participação da população em sua elaboração. Todos os segmentos da sociedade civil e os moradores são convidados a estarem presentes no evento. Na ocasião, será discutida a gestão integrada de todos os tipos de resíduos com a adoção de medidas adequadas, conforme a legislação vigente.

O plano abrangerá desde a coleta até a destinação final dos resíduos domésticos, comercial, industrial e da saúde. O plano está em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). As contribuições recolhidas na audiência pública serão compiladas para posterior encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores para apreciação e deliberação.