17/03/2017 - 18h02
Timóteo reafirma parceria com Programa Cidades Sustentáveis
Carta Compromisso foi assinada durante Seminário Regional de Responsabilidade Social, promovido pela Fiemg Vale do Aço

Cidades Sustentaveis

O município de Timóteo reafirmou a participação  no Programa  Cooperação para Cidades Sustentáveis desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Na quinta-feira (16), o prefeito de Timóteo Geraldo Hilário, juntamente com outras lideranças políticas da região, assinou a Carta Compromisso da Plataforma durante o Seminário Regional de Responsabilidade Social, promovido pela Fiemg Vale do Aço, em Ipatinga.

No evento,  foi destacada a importância do  papel dos representantes do poder público na construção de um novo modelo de gestão, com visão de futuro, onde a lógica do planejamento estratégico monitorado por indicadores e medidas de eficiência, oferece a oportunidade de gestão transparente e participativa. O município de Timóteo é um dos signatários do Programa Cidades Sustentáveis desde 2012.

“A questão do planejamento estratégico na gestão pública, tendo como foco principal o respeito e valorização das pessoas, é a principal diretriz de nosso plano de governo. Desta forma, reafirmar a nossa parceria com a Fiemg, através desta carta compromisso, fortalece nosso trabalho a favor da maior qualidade e eficiência na gestão pública municipal,  além de apostar no desenvolvimento em âmbito  regional”,  destaca o prefeito. Timóteo se comprometeu a participar ativamente do programa.

Seminário Regional de Responsabilidade Social

Empresários, gestores públicos e sociedade civil organizada reuniram-se na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG Regional Vale do Aço no Seminário de Responsabilidade Social que abordou o tema: “Ética e Sustentabilidade nos Três Setores e Programa Cooperação para Cidades Sustentáveis”. Cerca de 300 lideranças participaram do evento.

Luciano Araújo, presidente da Fiemg Vale do Aço,  agradeceu a presença dos palestrantes, prefeitos e demais convidados e ressaltou a importância do tema no atual cenário. “A sociedade precisa ser mais otimista. Se cada um de nós fizer a sua parte, conseguiremos transformar nosso país em um país mais ético e transparente. Esse seminário é uma oportunidade de reflexão e de mudança de atitudes. Que possamos sair daqui melhor do que entramos”, afirmou o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, que logo após, apresentou a Agenda de Convergência para o Desenvolvimento do Vale do Aço e os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos eixos de trabalho.

Durante o Seminário,  foi apresentado o Programa Cidades Sustentáveis e  o tema“IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: Reinventar o Financiamento e a Governança das Cidades”, pelo o vice - presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Vladmir Azevedo.

Cooperação para Cidades Sustentáveis

Convidados a firmar o pacto com o Programa Cooperação para Cidades Sustentáveis os prefeitos eleitos de Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano ,  Inhapim, Ipaba, Ipatinga, Itabira, Manhuaçu, Manhumirim, Marliéria, Matipó, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santana do Paraiso, São Gonçalo do Rio Abaixo e Timóteo assinaram a Carta Compromisso da Plataforma.

De acordo com a consultora de projeto social da FIEMG, Patrícia Barbosa, o Programa, implantado em 2012 na FIEMG Vale do Aço, tem contribuído para que a gestão pública municipal melhore efetivamente a qualidade de vida da população e adote métodos de planejamento que sejam capazes de gerar bons resultados no curto, médio e longo prazo.

Com esse Programa, a FIEMG Regional Vale do Aço apoiará os municípios que assumiram o compromisso para implantarem uma gestão transparente, baseada na ética e integridade. Interessados em conhecer o “Cidades Sustentáveis” devem entrar em contato com a Consultora de Projetos Sociais, Patrícia Barbosa, pelo telefone 3822-1414.

•    Foto: FIEMG Vale do Aço