03/04/2017 - 17h35
Timóteo lança Projeto Escovar
Atividade orienta sobre a Saúde Bucal nas escolas municipais

Projeto Escovar

Com apresentação do filme "Sorriso Saudável" e palestra sobre técnicas de escovação e higiene bucal proferida pela dentista Andréia Vasconcelos, o Programa Escovar da Secretaria de Saúde de Timóteo iniciou as ações preventivas de saúde bucal do Projeto Escovar. Realizado na parte da tarde desta segunda-feira (03), o lançamento oficial aconteceu na Escola Municipal Joaquim Ferreira de Souza com a presença do prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário Torres, e o coordenador de Saúde Bucal, Marcos de Matos Machado.

“A saúde integral da população é prioridade em nosso governo, incluindo todas as suas áreas pediatria, clinica geral, saúde da mulher, saúde do homem entre outras especialidades. E em nosso plano de trabalho jamais poderia faltar ações de promoção à saúde bucal”, frisou Geraldo Hilário Torres, que fez uma explanação sobre a importância dos cuidados com a saúde da boca para os alunos da escola.

O prefeito expôs que as doenças do sistema bucal podem comprometer também a saúde do corpo. “Quando iniciamos o projeto de conscientização junto às crianças e adolescentes da rede municipal, estamos garantindo a manutenção desses cuidados também na fase adulta e, na prática, reduzimos com medidas de prevenção os gastos com o tratamento das doenças”, discorreu.

Na semana passada, houve uma prévia do projeto com os alunos da Escola Municipal Infantil Monteiro Lobato. A primeira semana de atividades na Monteiro Lobato serviu para aprovar o modelo de intervenção proposto e foi muito bem aprovado pelos alunos, pais e professores.

A  programação irá se intensificar a partir do mês de abril, prosseguindo durante todo ano. Também será assegurado o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, com horários reservados para o público infantil, dentro do atendimento rotineiro da assistência básica odontológica.

Seguindo determinação do prefeito Geraldo Hilário Torres, a Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde pretende alcançar melhores resultados para o Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPOD), que piorou muito nos últimos anos. "No mundo inteiro, as experiências bem-sucedidas focam a prioridade nas ações preventivas e profiláticas, que reduzem a ocorrência das doenças bucais e devem ser iniciadas durante a infância”, argumenta Marcos Machado.

Com o foco na prevenção, reduz os danos e cai a necessidade de tratamento curativo para os usuários. Timóteo conta com 21 consultórios odontológicos funcionando em sete UBS: Macuco (1), Limoeiro (2), Alegre (1), Cachoeira do Vale (1), Novo Tempo (2), Timotinho (2), Sede (2) ; além  da Apae (1) e do Centro de Especialidades Odontológicas –CEO (9). No total, são oportunizados 16.959 atendimentos e 36.191 procedimentos por ano.